II Colóquio de Engenharia Cartográfica em Homenagem ao Dia do Cartógrafo

Campus Maracanã – Pavilhão João Lyra Filho – Auditório 71

08 de maio de 2019, das 18h às 21h

Campus Maracanã – Pavilhão João Lyra Filho – Auditório 71

O CARTO – Departamento de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – está promovendo a segunda edição do Colóquio de Engenharia Cartográfica. Assim como ocorreu na primeira edição, o evento busca celebrar a passagem do Dia do Cartógrafo, comemorado no dia 06 de maio em conexão com a realização da primeira medição de latitude em terras brasileiras no ano de 1500, bem como reunir profissionais de engenharia cartográfica e alunos numa confraternização técnica e social.
Estima-se que mais de 70% de toda informação usada pelo setor público ao redor do mundo possa ser georreferenciada, contribuindo para a formulação de políticas públicas a partir da integração de informações de diversos setores tendo a localização como elemento de ligação entre elas. Neste sentido, as infraestruturas de dados geoespaciais são consideradas hoje como mais uma infraestrutura imprescindível do país, tão importante quanto a de transportes, energia, comunicações, etc. Nesse contexto, qualquer atividade de produção, processamento, análise, acesso, divulgação e comercialização da informação geoespacial deve contar necessariamente com a competente atuação do Engenheiro Cartógrafo, garantindo a sua qualidade e consistência nas mais diversas aplicações.
A edição deste ano do Colóquio visa a apresentar e discutir temas da vanguarda da Engenharia Cartográfica nas áreas da Geodésia, Cartografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.
Luiz Paulo Souto Fortes
Chefe do Departamento de Engenharia Cartográfica
Luiz Henrique Castiglione
Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica