Bolsa de Iniciação Tecnológica Cnpq/pibit de 12 Meses

Criada em 09/07/2018 01:15 por maperna | Marcadores: estag fen MECAN

Bolsa de iniciação tecnológica CNPq/PIBIT de 12 meses (R$400,00) no Laboratório de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM/DIEMP) do Instituto Nacional de Tecnologia. Procurarmos desde já estudantes de graduação para entrevista, preferencialmente do curso de mecânica, e que tenham interesse de trabalhar com simulação numérica e instrumentação em próteses médicas, mais especificamente próteses de quadril e joelho. Os interessados por favor entrar em contato:


e-mail:  jorge.arturo@int.gov.br

tel. : 21 2123-1012 ramal 7071


Requisitos: Aluno de no máximo 8o período de engenharia mecânica (precisa ser aluno regular até a finalização do projeto).


Título do projeto: Estudo Numérico de Tensões e Deformações em Implantes Médicos

Resumo:  Nos últimos anos, ocorreu um aumento significativo no uso e demanda de implantes cirúrgicos, especialmente implantes de quadril e de joelho, os quais precisam ter boa biocompatibilidade, boa resistência mecânica e à corrosão. Para isto, estes precisam ser testados em condições similares às de uso no corpo humano. Portanto, é de extrema importância conhecer as solicitações mecânicas à que estes componentes estão submetidos e o campo de tensões e deformações que geram estas solicitações. A simulação numérica das condições de uso de um componente médico permite reproduzir, de uma forma aproximada, as tensões e deformações à que é submetido um componente após a aplicação de cargas mecânicas. Tal simulação considera não apenas estruturas, mas também uma combinação de diferentes fenômenos físicos e escalas. Além disso, estas simulações devem considerar as propriedades mecânicas do material do componente a ser analisado, no intuito de reproduzir da melhor maneira as condições de uso e teste. O presente trabalho tem como objetivo simular as condições de uso de implantes de quadril e joelho, considerando as propriedades mecânicas obtidas nos projetos anteriores, desta forma será possível conhecer o campo de tensões e deformações destes componentes em testes padronizados e uso em condições normais (implante inserido no osso do paciente). Assim, será possível comparar e validar os resultados com os dados obtidos da literatura e de procedimentos experimentais.

 

 


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


mecan - Depto. de Eng. Mecânica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1531109717-Bolsa+de+Iniciacao+Tecnologica+Cnpq+pibit+de+12+Meses





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.