Grupo de Foguetes da UERJ ganha 1° lugar no V Festival Brasileiro de Minifoguetes

Criada em 17/05/2018 10:10 por maperna | Marcadores: dir fen geral

No dia 30 de abril, o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) - equipe de desenvolvimento
e bateu o recorde da categoria apogeu 1000m.
da UERJ dos cursos de engenharia, física, ciência da computação e pedagogia.
200m.
fundamental e médio.
100m, 200m, 500m e 1000m e de ensino fundamental.

No dia 30 de abril de 2018, o Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ) - equipe de desenvolvimento de foguetes e pesquisas aeroespaciais da UERJ - conquistou a primeira colocação no V Festival Brasileiro de Minifoguetes. O foguete, nomeado de Canalle Platinado III, alcançou 1035 metros e bateu o recorde da categoria apogeu 1000m.

O projeto Canalle Platinado está em sua terceira versão. Com fuselagem de fibra de vidro e altura de 1,63 metros, o foguete começou a ser produzido no final de 2017 por 35 estudantes da UERJ dos cursos de engenharia, física, ciência da computação e pedagogia.

Participaram também da competição, com apoio da equipe do GFRJ, alunos do Centro Educacional Batista, escola em Casimiro de Abreu, no interior do estado. Em sua primeira participação, levaram o primeiro lugar na categoria apogeu 50m e terceiro lugar na categoria 200m.

Nesse colégio, a equipe da UERJ desenvolve a Missão Crux, que é um projeto educacional com o intuito de estimular o interesse pelo setor aeroespacial em estudantes de ensino fundamental e médio.

O Festival Brasileiro de Minifoguetes está em sua quinta edição e reúne universidades e escolas de ensino médio e fundamental de todo o país. Possui as categorias de apogeu 50m, 100m, 200m, 500m e 1000m e de ensino fundamental.

Em junho deste ano, a equipe participará de mais uma competição, a Spaceport America Cup. Esta, que é classificada como a maior competição de foguetes internacional do mundo, é sediada no estado do Novo México, nos EUA. O GFRJ levará o foguete ATOM para participar da categoria de apogeu 3000 metros, e representará a UERJ e o Brasil nesta competição.

Notícias relacionadas na mídia sobre arrecadação de fundos para custear a participação.