Defesa: Estudo de Microgeração Com Inserção de Veículos Elétricos Ligados à Rede Elétrica

Criada em 14/03/2018 00:42 por maperna | Marcadores: defesa ELE evento fen

Tema: Estudo de microgeração com inserção de veículos elétricos ligados à rede elétrica

Alunos: Ivan Nascimento da Silva  e  Jader Santos Penna
Data: Terça feira 21/03/2018,
Hora: 17:30 h
Sala:  Sala 7 de Laboratório Eng. Elétrica. (5o Andar)
Resumo:
A implementação de fontes renováveis vem se tornando mais presentes no sistema elétrico mundial. A necessidade de diversificação da matriz energética, junto com os incentivos de expansão do sistema elétrico com fontes que não degradem o meio ambiente, tornam as tecnologias renováveis fundamentais no cenário atual. Neste trabalho, são apresentados aspectos que levam ao estudo de microgeração distribuída, considerando o uso da geração eólica e solar, além da utilização de modelos de aplicação de veículos elétricos interligados a rede de energia elétrica (V2G) de um grande empreendimento comercial na cidade do Rio de Janeiro. Através do levantamento de dados dos recursos naturais (irradiação solar e velocidade do vento) foi observado qualitativamente o potencial da localidade e em seguida analisado a viabilidade técnica da instalação destas unidades geradoras. Utilizou-se o software, desenvolvido num P&D entre a concessionária Light e COPPE/UFRJ, Simulight®, onde foram feitas diversas simulações baseadas em casos reais, nos trazendo resultados estáticos e dinâmicos, sobre o comportamento do sistema com a introdução dessas novas fontes de energia instaladas. Ao final do trabalho são apresentadas as devidas conclusões e possíveis trabalhos futuros provenientes deste trabalho.
Orientador: Prof. Dr. Sergio Escalante.

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia

SERGIO ESCALANTE,

ele - Depto. de Eng. Elétrica