Palestra: Metais Não Ferrosos: Microestrutura, Propriedades e Aplicações

Criada em 23/11/2017 13:13 por maperna | Marcadores: evento fen MECAN ppgem

O DEPTO DE ENGENHARIA MECÂNICA -  UERJ CONVIDA A TODOS PARA A PALESTRA "Metais Não Ferrosos: Microestrutura, Propriedades e Aplicações".

DIA 08 de DEZEMBRO de 2017

SEXTA FEIRA, 10h

LOCAL: LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA DA UERJ, RUA FONSECA TELLES, 121, SÃO CRISTÓVÃO

Resumo da palestra:

Metais não ferrosos têm sido cada vez mais utilizados em diversas aplicações, para as quais são necessários requisitos muito específicos de propriedades. Para selecionar adequadamente metais e ligas que possam atender a estes requisitos, é necessário conhecer características básicas como a microestrutura e a composição química de cada um destes materiais metálicos.

Assim, a parte 1: aborda o alumínio e a 2, o cobre: suas diferentes ligas, tratamentos térmicos, recuperação/recristalização, processos de fabricação e corrosão. A parte 3 aborda o níquel e a 4, o titânio: ligas, processos de fabricação e corrosão. Em seguida são abordados o magnésio, estanho, chumbo, zinco, cobalto, zircônio, tântalo e nióbio e suas ligas, de modo mais geral.

A palestra será ministrada pelo engenheiro metalúrgico Cássio Barbosa que tem experiência em Metalurgia Física e Metalurgia Mecânica, metais ferrosos (aços comuns e inoxidáveis) e não ferrosos (alumínio, cobre, níquel e titânio), processos de fabricação (fundição, soldagem, laminação, extrusão e trefilação), análise microestrutural (metalografia, microscopia ótica, eletrônica de varredura e de transmissão e análise automática de imagens), ensaios mecânicos (dureza, tração e dobramento) e tratamentos térmicos e termomecânicos de ligas ferrosas e não ferrosas

Cássio Barbosa  é doutor pela na COPPE/UFRJ com tese intitulada "Caracterização de ligas de alumínio extrudadas e soldadas por centelhamento".

Desde 2002 Cássio trabalha com análise microestrutural, ensaios de dureza, análise de falha e análise automática de imagens no Laboratório de Metalografia e Dureza (LAMED), atual Laboratório de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Cássio também é colaborador do site Infomet, informativo sobre Metalurgia em geral e sobre a indústria metalúrgica brasileira e mundial.

ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica
mecan - Depto. de Eng. Mecânica