Palestra: Metais Não Ferrosos: Microestrutura, Propriedades e Aplicações

Criada em 23/11/2017 13:13 por maperna | Marcadores: evento fen MECAN ppgem

O DEPTO DE ENGENHARIA MECÂNICA -  UERJ CONVIDA A TODOS PARA A PALESTRA "Metais Não Ferrosos: Microestrutura, Propriedades e Aplicações". 


DIA 08 de DEZEMBRO de 2017


SEXTA FEIRA, 10h


LOCAL: LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA DA UERJ, RUA FONSECA TELLES, 121, SÃO CRISTÓVÃO

 

 

Resumo da palestra:

 

Metais não ferrosos têm sido cada vez mais utilizados em diversas aplicações, para as quais são necessários requisitos muito específicos de propriedades. Para selecionar adequadamente metais e ligas que possam atender a estes requisitos, é necessário conhecer características básicas como a microestrutura e a composição química de cada um destes materiais metálicos.

 

Assim, a parte 1: aborda o alumínio e a 2, o cobre: suas diferentes ligas, tratamentos térmicos, recuperação/recristalização, processos de fabricação e corrosão. A parte 3 aborda o níquel e a 4, o titânio: ligas, processos de fabricação e corrosão. Em seguida são abordados o magnésio, estanho, chumbo, zinco, cobalto, zircônio, tântalo e nióbio e suas ligas, de modo mais geral.

 

A palestra será ministrada pelo engenheiro metalúrgico Cássio Barbosa que tem experiência em Metalurgia Física e Metalurgia Mecânica, metais ferrosos (aços comuns e inoxidáveis) e não ferrosos (alumínio, cobre, níquel e titânio), processos de fabricação (fundição, soldagem, laminação, extrusão e trefilação), análise microestrutural (metalografia, microscopia ótica, eletrônica de varredura e de transmissão e análise automática de imagens), ensaios mecânicos (dureza, tração e dobramento) e tratamentos térmicos e termomecânicos de ligas ferrosas e não ferrosas


Cássio Barbosa  é doutor pela na COPPE/UFRJ com tese intitulada "Caracterização de ligas de alumínio extrudadas e soldadas por centelhamento".



Desde 2002 Cássio trabalha com análise microestrutural, ensaios de dureza, análise de falha e análise automática de imagens no Laboratório de Metalografia e Dureza (LAMED), atual Laboratório de Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT).



Cássio também é colaborador do site Infomet, informativo sobre Metalurgia em geral e sobre a indústria metalúrgica brasileira e mundial.

 

 


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica
mecan - Depto. de Eng. Mecânica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1511450034-Palestra+Metais+Nao+Ferrosos+Microestrutura+Propriedades+e+Aplicacoes





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.