Aluno da Uerj é Premiado em Evento Internacional de Veículos Elétricos Com o Tema Estradas-parque

Criada em 20/09/2016 12:46 por maperna | Marcadores: DESMA dir ELE fen fotos

Nos dias 01 a 03 de setembro de 2016 teve lugar o 12° Salão Latino Americano
do Veículo Elétrico em São Paulo. Neste evento concorreu o trabalho “Análise de
De Pantis, estudante do 4° período de Engenharia Ambiental e Sanitária que foi
de Veículos Elétricos da FEN/UERJ na qual o Lucas participa como estagiário
vinculado ao DEPEXT/SR-2 e tendo na equipe o André Rodrigues Krempser, bolsista
do PROATEC/UERJ e como orientador o Professor Associado Luiz Artur Pecorelli
Peres do Departamento de Engenharia Elétrica.
O trabalho do Lucas De Pantis procurou demonstrar a possibilidade do uso de
com sistema convencional de combustão interna.
A pesquisa foi inspirada no projeto desenvolvido no âmbito da FEN/UERJ que
também foi objeto de prêmio de Meio Ambiente CREA-RJ de 2014. A este respeito
surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os
caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais.
O resultado interessante do trabalho do Lucas De Pantis se deve ao modelo
matemático empregado que calcula o reflorestamento necessário para absorção das
dispor dos seus benefícios energéticos e ambientais.
Fotos do Evento:
Foto 1 – Lucas De Pantis ao lado direito do pôster exposto no 12° Salão Latino
Americano do Veículo Elétrico acompanhado do Prof. Pecorelli e alunos da UNIFEI
participantes do evento.

Nos dias 01 a 03 de setembro de 2016 teve lugar o 12° Salão Latino Americano do Veículo Elétrico em São Paulo. Neste evento concorreu o trabalho “Análise de Serviço de Transporte com Ônibus Elétricos em Estradas Parque” elaborado pelo Lucas De Pantis, estudante do 4° período de Engenharia Ambiental e Sanitária que foi classificado em terceiro lugar. O texto resultou de uma pesquisa do Grupo de Estudos de Veículos Elétricos da FEN/UERJ na qual o Lucas participa como estagiário vinculado ao DEPEXT/SR-2 e tendo na equipe o André Rodrigues Krempser, bolsista do PROATEC/UERJ e como orientador o Professor Associado Luiz Artur Pecorelli Peres do Departamento de Engenharia Elétrica.

O trabalho do Lucas De Pantis procurou demonstrar a possibilidade do uso de ônibus elétrico na Estrada-Parque Paraty-Cunha e estabelece como benefícios desta alternativa a economia de combustíveis de 25389 litros de diesel e evitar a emissão de 60 toneladas de dióxido de carbono fóssil anuais, caso no trajeto se utilizasse veículo com sistema convencional de combustão interna.

A pesquisa foi inspirada no projeto desenvolvido no âmbito da FEN/UERJ que focaliza a gestão ambiental da obra na Estrada-Parque Paraty-Cunha (RJ 165) e que também foi objeto de prêmio de Meio Ambiente CREA-RJ de 2014. A este respeito foram elaborados estudos e pesquisas para preservar o ecossistema do Parque Nacional da Serra da Bocaina. No total, são 47 quilômetros de estrada ligando a cidade de Paraty, na região da costa verde do estado do Rio de Janeiro, ao município de Cunha, no estado de São Paulo. Ambas as localidades fazem parte da famosa Estrada Real cuja história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais.

O resultado interessante do trabalho do Lucas De Pantis se deve ao modelo matemático empregado que calcula o reflorestamento necessário para absorção das emissões de dióxido de carbono evitadas com o emprego de apenas um ônibus elétrico. Para isto foi estabelecida uma programação de horários diários de funcionamento do ônibus elétrico compatível aos aspectos turísticos inerentes ao trajeto. Com isto foi verificado que em um ano de operação desta linha seria necessário nada menos que o plantio de 1235 árvores, ocupando uma área de 7400 m 2 . O detalhe importante é que estas árvores só alcançam a plenitude de absorção de dióxido de carbono, através da fotossíntese, em cerca de 20 anos. O texto faz uma ressalva, o emprego de veículos elétricos não substitui o reflorestamento onde se faça necessário. Trata-se, de uma forma palpável de expressar a importância da eletrificação do transporte rodoviário visando dispor dos seus benefícios energéticos e ambientais.

Lucas De Pantis ao lado direito do pôster exposto no 12° Salão Latino Americano do Veículo Elétrico acompanhado do Prof. Pecorelli e alunos da UNIFEI participantes do evento.

Lucas De Pantis após apresentação dos slides do trabalho no 12° Salão Latino Americano do Veículo Elétrico recebendo aplausos da platéia. Ao fundo debatedores convidados.

Trabalho em anexo abaixo

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» Rodovia Que Liga Paraty Ao Interior de São Paulo Tem Trecho Restaurado

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia