Projeto orçado em mais de R$ 100 milhoes foi planejado com ampla pesquisa histórica e ambiental sob a responsabilidade da UERJ
Por: Pedro Moraes 05/03/2016
Com a impaciência estampada no rosto e os braços cruzados, um grupo de operários aguarda junto a uma retroescavadeira. Próximo deles, uma arqueóloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) avalia, deitada no chão, um antigo calçamento de pedra ao lado da obra. A pesquisadora estuda a configuração das pedras e dos materiais em um meticuloso trabalho que promete durar algumas horas. Interpelada a respeito do tempo que precisaria para liberar a área, a especialista responde: “Pouca coisa, apenas dois dias”. Essa cena insólita, descrita entre risadas pelos operários, foi rotina no projeto de recuperação da estrada centenária que liga Paraty, no litoral fluminense, ao município de Cunha, no interior de São Paulo. Iniciada em 2012, a obra está em fase de conclusão e deve se tornar, até o fim do mês, a segunda estrada-parque do Estado do Rio — a outra fica em Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira. Aberta por tropeiros no século XVII como ligação entre a região produtora de ouro em Minas Gerais e o porto fluminense, ela tinha como principal objetivo escoar a carga preciosa até os navios que a levariam para Portugal. Hoje oficialmente chamada de RJ-165, foi alvo de longas discussões entre engenheiros, biólogos, arqueólogos e historiadores até que se chegasse a uma equação que unisse fluidez viária a preservação histórica e ambiental em um trecho de 10 quilômetros que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina, santuário ecológico com trechos intocados de Mata Atlântica. “É uma obra desafiadora, que nos fez procurar soluções originais e se tornou um aprendizado para a construção de futuras estradasparque”, avalia o engenheiro Josué Setta, professor da Uerj e supervisor acadêmico da gestão ambiental do projeto, responsável pelo trabalho de 55 pesquisadores de seis áreas.
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| Em 11/04/16 12:11 Luiz Sebastião Costa disse:Parabéns Josué e toda equipe, que acompanho há muito tempo com um trabalho competente que enobrece Engenharia e principalmente a nossa Faculdade de Engenharia. Grande abraço Sebastião |