Livro Instalações Elétricos Chega 16a Edição Com Atualização Liderada Pelo Prof. Luiz Sebastião Costa, da Fen

Criada em 12/03/2016 13:08 por maperna | Marcadores: fen geral

Possui versão impressa e versão ebook.

Prestes a completar meio século da primeira publicação, Instalações Elétricas chega à sua 16ª edição como a maior referência bibliográfica sobre o tema na literatura técnica brasileira. Hélio Creder, ícone da Engenharia no país, deixou legado indelével tanto no mercado profissional quanto no meio acadêmico. Uma equipe renomada, liderada pelo Professor Luiz Sebastião Costa, cuidou com esmero e profundo saber da atualização desta incomparável obra. Objetiva e didática, esta publicação consegue aliar teorias à prática, com maestria, no que consiste em uma das características mais importantes e valiosas a profissionais da área e também a docentes e estudantes de graduação em Engenharia, além de cursos tecnólogos e técnicos. O conteúdo foi atualizado de acordo com as especificações vigentes na área (em especial a Norma ABNT NBR ISO/CIE 8995 1:2013), uma das premissas imprescindíveis a um livro que pretenda discorrer sobre o tema. A utilização de ferramentas computacionais – como o programa DIALux – auxiliam na aprendizagem eficiente de projeções e instalações.

Sumário

Capítulo 1 - Introdução as Instalações Elétricas de Baixa Tensão
Capítulo 2 - Conceitos Básicos Necessários aos Projetos das Instalações Elétricas
Capítulo 3 - Projeto das Instalações Elétricas
Capítulo 4 - Dispositivos de Seccionamento e Proteção
Capítulo 5 - Aterramento de Instalações em Baixa Tensão
Capítulo 6 - Instalações para Forca Motriz e Serviços de Segurança
Capítulo 7 - Transmissão de Dados, Circuitos de Comando e de Sinalização
Capítulo 8 - Instalações de Para-raios Prediais
Capítulo 9 - Correção do Fator de Potência e Instalação de Capacitores
Capítulo 10 - Técnica da Execução das Instalações Elétricas
Capítulo 11 - Entrada de Energia Elétrica nos Prédios em Baixa Tensão
Capítulo 12 - Projeto de uma Subestação Abaixadora
Capítulo 13 - Noções de Luminotécnica
A - Exemplo de um Projeto de Instalação de um Edifício Residencial
B - Roteiro para Execução de Projetos de Instalações Elétricas para Prédios Residenciais
C - Dimensionamento de Circuitos em Anel
D - Instalações Telefônicas em Edifícios
Respostas dos Exercicios Propostos

Hélio Creder (1926-2005) foi professor da disciplina “Instalações Elétricas” nos cursos de Engenharias Civil e Elétrica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), durante a década de 1960. Além disso, atuou como docente na Universidade do Estado da Guanabara (FEUEG), atual UERJ, e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – lecionando as disciplinas “Instalações” e “Acústica” – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como diretor-fundador da Hélio Creder Engenharia Ltda., foi o engenheiro responsável por diversos projetos de consultoria e de instalações desde 1966 até o ano de sua morte. Foi também o engenheiro responsável pelas instalações e obras civis no Campo de Provas da Marambaia (1960-1962), engenheiro projetista de instalações na Diretoria de Obras e Fortificações do Exército (1960-1969) e engenheiro da Comissão Especial na cidade de Lorena, São Paulo (1969). Recebeu o Diploma do Mérito Profissional conferido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e o título de "Notório Saber", pela UFRJ.

Luiz Sebastião Costa (atualizador) concluiu a graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Também fez parte do quadro de docentes da Universidade Santa Úrsula e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ).

Publicação: 04/02/2016
Edição: 16|2016
Formato: 21 X 28
Acabamento da capa: Brochura