Fotos - V Semana de Engenharia Elétrica 2015

Criada em 25/08/2015 16:56 por maperna | Marcadores: ELE evento fen fotos


 

Aconteceu entre os dias 4 a 8 de Maio de 2015, nas dependências da Faculdade de Engenharia (FEN), a Semana de Engenharia Elétrica (SEE), evento organizado pelo Ramo Estudantil IEEE - UERJ afim de elucidar o atual momento tecnológico do país, sob a supervisão do Professor Dr. Lisandro Lovisolo e com o apoio do Centro Acadêmico de Engenharia - UERJ (CAEng) e da Faculdade de Engenharia. Durante cinco dias foram realizados minicursos e palestras relacionadas à Engenharia elétrica e suas ênfases (Eletrônica, Telecomunicações, Sistema de Computação e Sistema de Potência), ministradas por profissionais reconhecidos, não apenas na área acadêmica, mas também no mercado, que expuseram temas essenciais na vida dos futuros engenheiros. 

A 5ª edição do evento trouxe palestrantes e representantes de empresas de diferentes segmentos dentro da Engenharia Elétrica como o Presidente da Seção IEEE RJ e representante da GE Luiz Felipe Wilcox  (IEEE no Brasil e no Mundo – Centro de Pesquisa GE)
, Décio Fonini do CTEx (Sistemas eletrônicos embarcados em radares militares), Paulo Botelho da TIM Celular ( Evolução da Telefonia Celular), Marcos Marconi (FI - Guardian),  André Diniz da Eletrobrás – CEPEL (Planejamento de Sistemas Hidrotérmicos), Weules Correia  da Ampla (Smart Grid). Além de Ana Luisa Santos e Renan Mesquita da MobGeek (desenvolvimento de aplicativos), empresa parceira do Ramo IEEE - UERJ para o ano de 2015, que disponibilizou 3 vagas nos cursos online de programação que ela oferece, em sorteio no decorrer da semana. Contribuíram ao evento, docentes da UERJ como Professor Dr. Pedro Lopes de Melo (Instrumentação e métodos de diagnóstico de doenças respiratórias), Professor Dr. Germano Penello (Optoeletrônica: Fotoemissores e fotodetectores), Professor Dr. Rodrigo Couto (Computação em nuvem), Professor Dr. Alexandre Sztajnberg (Sistema de informação para acompanhamento de idosos) e Professor Dr. Paulo Gomes (Operação Segura e Econômica do Sistema Interligado Nacional: O Desafio do ONS). Além disso, tivemos a grata participação de ex-alunos da universidade promovendo palestras, como Eng. Roberto Rangel representando e divulgando o projeto CI Brasil (especialização em microeletrônica), Eng. Thassae Santos da Radix Engenharia e Software (Sistemas de computação: Da academia ao mercado de trabalho) e Eng. Felipi Alvarenga da Fluxo Engenharia (Transmissão de energia). 
 
Os Minicursos abordaram ferramentas importantíssimas na capacitação dos alunos na área pretendida dentro e fora dos muros da instituição, dentre elas o Arduino - ministrado pela equipe de robótica da UFRJ (MivervaBotz), MatLab - ministrado pelos professores Michel Tcheou e Flavio Ávila e também o PSCAD - ministrado pelo professor Cleiton Magalhães. 
 
As SEEs são eventos reconhecidos por empresas do ramo de Engenharia Elétrica e organizados nas principais universidades do país, tais como Unicamp, UFRJ, UnB, USP, UFBA, e muitas outras. O objetivo do Ramo Estudantil IEEE é tornar este evento importante e legitimado no âmbito da comunidade acadêmica, bem como prover lugar de destaque no calendário da Universidade. 
Uma vez que este mesmo evento se coloca como agregador de conhecimento em todos os sentidos, é de interesse comum à todos os discentes do curso de Engenharia de modo abrangente, mas principalmente àqueles do curso de Engenharia Elétrica desta e de outras instituições, a participação nas SEEs. As quais são oportunidades fantásticas de aprender novas e úteis ferramentas acadêmicas, estar perto de profissionais veteranos dispostos à compartilhar experiências e fazer networking num mundo onde as relações interpessoais são cada vez mais valorizadas.  
 
Texto: Jéssica de Souza / Monira Gonçalves
 
Ramo Estudantil IEEE UERJ

 

 

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia


» Semana de Engenharia Elétrica na Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Lisandro Lovisolo,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ele - Depto. de Eng. Elétrica

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1440532616-Fotos++V+Semana+de+Engenharia+Eletrica+2015





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.