Projeto de Transporte Terrestre Que Viaja a 1220 Km/h é Revelado

Criada em 13/08/2013 13:58 por maperna | Marcadores: fen geral

Imagem conceitual do projeto Hyperloop, (Foto: AP Photo/Tesla Motors)

Da EFE

O empresário sul-africano Elon Musk, fundador do PayPal, da companhia espacial SpaceX e da empresa de veículos elétricos Tesla Motors, revelou na segunda-feira (12) um projeto de meio de transporte terrestre que viajaria a 1220 km/h – a barreira do som está em 1234 km/h. Chamado Hyperloop, o sistema ainda é um modelo teórico.

O Hyperloop consiste em uma série de vagões que circulam encapsulados dentro de um tubo. Segundo Musk, essas tubulações ficariam elevadas e instaladas sobre pilares, como uma espécie de montanha-russa, e seu interior estaria sob uma pressão muito baixa, o que permitiria que as cápsulas se movimentassem suspensas no ar.

"A viagem seria muito suave", garante Musk, esclarecendo que a energia que alimentaria os sistemas proviria de placas solares instaladas ao longo do percurso.

Musk anunciou sua proposta em um texto no blog da Tesla Motors e incluiu um relatório pormenorizado de 57 páginas onde detalhou a tecnologia necessária para o funcionamento do Hyperloop, bem como os custos estimados para sua fabricação.

Segundo o documento, bastariam US$ 6 bilhões para construir duas linhas de tubos, uma de ida e outra de volta, entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos. A distância de 550 km entre as duas cidades levaria 30 minutos para ser percorrida pelas 40 cápsulas do Hyperloop, cada uma com capacidade para 28 passageiros.

O número contrasta com os US$ 70 bilhões estimados para estender uma linha de trem de alta velocidade entre as principais cidades do estado da Califórnia, projeto que deve sair do papel em 2029.

O custo por passagem no Hyperloop seria de US$ 20, um preço muito abaixo de qualquer serviço de transporte público de longa distância nos Estados Unidos.

"O Hyperloop é a solução para o caso específico de duas cidades entre as quais há muito tráfego e que se encontram a menos de 1500 km uma da outra", explica Musk, que considera que para maiores distâncias a viagem supersônica em avião seria "mais rápida e barata".

Segundo as especificações do empreendedor, o Hyperloop é um projeto viável com a tecnologia existente, mas não está entre seus planos fabricar um protótipo em curto prazo dado seu compromisso atual com a Tesla Motors e a SpaceX.

O Hyperloop foi apresentado como "um conceito de transporte de código aberto" que está à disposição de quem quiser trabalhar em seu desenvolvimento.

www.eng.uerj.br/noticias/1376413135-Projeto+de+Transporte+Terrestre+Que+Viaja+a+1220+Km+h+e+Revelado

Em 14/08/13 14:03 Aluno disse:

Se para os EUA custaria US$ 6 bilhões, no Brasil passaria de US$ 20 bilhões, mas o desvios seria tamanho que, no final, teríamos um transporte movido a tração animal.