Curso: Software Para Cloud Computing e Dispositivos Móveis

Criada em 01/04/2013 13:57 por maperna | Marcadores: curso fen

“Software para Cloud Computing e Dispositivos Móveis” é o nome de um conjunto de cursos de extensão, iniciado em 2011, coordenado por Sergio Barbosa Villas-Boas, Ph.D., Professor Associado do Departamento de Engenharia Eletrônica e Computação UFRJ desde 1991. Trata-se de um conjunto segmentado de cursos, de forma que o interessado possa escolher o treinamento que mais lhe convém. A UFRJ provê certificado para os alunos que concluem os cursos.

O ambiente tecnológico está repleto de novidades e oportunidades. Milhões de pessoas estão portando smartPhones que permitem instalação de programas, e que podem ligar-se à cloud. Ao mesmo tempo, é fácil e barato criar um novo serviço na cloud. O preço dos smartPhones e tablets vem caindo rapidamente, ao mesmo tempo que as vendas desses dispositivos aumenta mais e mais. A conexão com Internet por banda larga expande-se cada vez mais. Inúmeros segmentos econômicos admitem ser re-inventados e melhorados diante dessas novidades, tais como: educação, saúde, indústria, comércio, agribusiness, segurança, media, entretenimento, marketing, comunicação, política, administração, ciência, finanças, meio ambiente e outros. É de fundamental importância o conhecimento para desenvolvimento de sistemas com essas tecnologias.

Os cursos usam sempre que possível abordagem baseada em software gratuito e padrões abertos. Nos cursos, discute-se os custos da propriedade intelectual e licenciamento de software no preço total do serviço de tecnologia de informação.

O título dos cursos do conjunto é listado abaixo

1. Android Básico
  2. Android Avançado 1
  3. Android Avançado 2, NDK
  4. Android & cloud ligado a hardware externo
  5. Android Games 2D
  6. Android Games 3D e OpenGL
  7. Cloud Computing Básico
  8. Cloud Computing Avançado 1
  9. Cloud Computing Avançado 2
  10. iOS Básico
  11. iOS Avançado
  12. Sistemas de pagamento ligados a mobile & cloud

Curso "Android Básico"

O curso “Android Básico” destina-se a quem deseja aprender as técnicas iniciais para desenvolver aplicativos para smartPhones e tablets com sistema Android, usando o kit de desenvolvimento proposto pela Google (o mesmo usado por todos os desenvolvedores do mundo).

Serão discutidos os relacionamentos entre arquitetura e análise de sistemas, com foco em empreendedorismo. Isso é, como se pode pensar em novos negócios por exemplo a partir de aplicativos para smartPhone ligado a software na cloud.

Público Alvo:

O público alvo dos cursos do conjunto inclui desenvolvedores que desejem produzir e propor novos aplicativos para smartPhone e Cloud Computing. São também muito bem vindos empreendedores, gestores, analistas de sistema e visionários que desejem re-inventar a sociedade com tecnologias do século 21.

Destaca-se o fato de que o curso é gerido pelo sistema CEM (“Cloud Education  Management”), e tem sua divulgação apoiada pelo aplicativo para Android disponível gratuitamente no Google Play chamado de AM (“Agile Message”). Vejaaqui. Ambos foram desenvolvidos pelo próprio coordenador do curso e sua equipe. Ambos utilizam algumas das tecnologias que são discutidas no curso.

O curso usa a filosofia BYOD (Bring Your Own Device), isso é, o aluno traz seu notebook para a aula, com sistema Windows, Linux ou Macintosh. O aluno pode também trazer seu próprio dispositivo mobile (smartPhone ou tablet), e nesse caso fará os exemplos rodarem em seu dispositivo.

Centro, Rio de Janeiro, próximo ao Terminal Garagem Menezes Cortes.

Carga horária

O curso tem carga de 24h (8 aulas de 3 horas), em 4 semanas (2 aulas por semana). As aulas são de 19h às 22h.

Datas da turma 2013_1

A turma 2013_1 será em abril de 2013.

Ementa

Pegue aqui as informações completas do curso, contendo a ementa.

Pre-inscrição

www.eng.uerj.br/noticias/1364835451-Curso+Software+Para+Cloud+Computing+e+Dispositivos+Moveis