Lançamento de Livro Sobre Pavimentos de Concreto

Criada em 20/03/2013 13:06 por maperna | Marcadores: fen geral


Publicação de Jary de Xerez Neto contempla passo a passo para cálculo e dimensionamento de estruturas destinadas ao tráfego de máquinas ultrapesadas


Gustavo Jazra

 

A Editora PINI acaba de lançar o livro "Pavimentos de concreto para tráfego de máquinas ultrapesadas", de autoria do engenheiro civil calculista Jary de Xerez Neto. Destinado a estudantes e profissionais da área da engenharia civil que se dedicam às áreas de pavimentos rígidos de concreto armado e de controle tecnológico do concreto, a publicação apresenta o passo a passo para o cálculo e dimensionamento de pavimentos de concreto armado sujeitos a cargas ultrapesadas.

De acordo com o autor, por cargas ultrapesadas entende-se "cargas de magnitudes extremas, não usuais em galpões comuns que compreendem o maior universo dos pavimentos, mas sim, encontradas em portos, pátios de manobras de guindastes". Além de realizar o cálculo e dimensionamento desses pavimentos, afirma o autor, seguir gradualmente os conhecimentos explicitados no livro possibilita ao engenheiro o desenvolvimento de pavimentos para qualquer magnitude de carga menor.

A motivação para a pesquisa surgiu a partir da execução de um projeto delegado ao engenheiro para dimensionamento do pavimento estrutural de concreto armado de áreas operacionais de dois prédios da Petrobras em Macaé, no Rio de Janeiro. "Foram cinco longos anos visitando pelo menos uma vez ao ano a obra depois de pronta e sob operações pesadas de guindastes. E, ao longo de todo este tempo, não identifiquei uma fissura sequer", afirmou Neto.

Como não havia bibliografia destinada aos pavimentos pesados na época, Jary de Xerez Neto resolveu dedicar-se à pesquisa. Após um período de cerca de seis anos o engenheiro conseguiu aprimorar os cálculos para atender aos quesitos de resistência e durabilidade, conforme explicou à PINI.

O livro está disponível na Loja PINI.

Confira entrevista com o autor do livro:

PINI: Por que escrever um livro sobre esse tema? Qual o objetivo da publicação?
Há 6 anos, em 2006, a Petrobras me delegou a tarefa de fazer um projeto de pavimento estrutural de Concreto Armado (concreto e armaduras de aço) para as áreas operacionais dos Prédios 405 e 406 localizadas na Base de Imbetiba - Macaé - RJ. O projeto foi realizado e a obra executada. Porém, desde que o pavimento foi liberado para o tráfego de guindastes, tenho procurado visitar o local do pavimento executado (construído) a fim de identificar o surgimento de anomalias como fissuras, trincas, rachaduras, desagregações do concreto, esborcinamento das juntas, desgaste superficial do pavimento, etc. Foram cinco longos anos visitando pelo menos uma vez ao ano a obra depois de pronta e sob operações pesadas de guindastes. E, ao longo de todo este tempo, não identifiquei uma fissura sequer! A minha pesquisa não se detinha apenas ao estado estrutural do pavimento, de modo a atender aos quesitos de resistência e durabilidade da Engenharia Civil, mas também, procurava entrevistar os operadores dos guindastes e seus respectivos mecânicos localizadas nestas áreas. Como resposta, o operador do guindaste mais pesado, o LTM-1250, me relatou que se sentia muito seguro, que sentia muita confiança em trafegar sobre estes pavimentos de concreto e desejava que todos os pavimentos fossem como este daqui para a frente. Na época, de 2005 a 2007 não havia muitas bibliografias a respeito de pavimentos pesados, e muitos estudos e pesquisas tive que perfazer. Para se ter uma ideia, mesmo com o pavimento depois de pronto, ainda continuei até o ano de 2012 aprimorando e melhorando fórmulas de cálculo.

O que entendemos por cargas ultrapesadas?
São cargas de magnitudes extremas, não usuais em galpões comuns que compreendem o maior universo dos pavimentos, mas sim, encontradas em portos, pátios de manobras de guindastes. Ou seja, a ideia era: se o profissional de Engenharia seguir o passo a passo do livro para o cálculo e dimensionamento de pavimentos sujeitos a cargas ultrapesadas, consegue perfazer um pavimento para qualquer outra magnitude de carga menor, como no caso corriqueiro de galpões, para empilhadeiras etc. Ou seja, para cargas desta magnitude, não se tinha até então material técnico-científico suficiente que nos desse segurança de seguir. O livro oferece este material de marcha de cálculo passo a passo.

Quais as principais anomalias detectadas em obras desse tipo?
Conforme relatado no capítulo 5 do livro, as anomalias mais comuns de serem observadas em pavimentos reais são fissuras, trincas, rachaduras, desagregações do concreto, desgaste superficial da superfície do concreto, esborcinamento das juntas (quebras das juntas) - as juntas servem para dividir (limitar) as dimensões das placas de concreto. Repasso o cálculo de cada junta no capítulo 4.

Quais principais lições o livro traz para o leitor?
O foco do livro reside no cálculo e o dimensionamento de pavimentos de concreto armado, para resistir a cargas de elevadas magnitudes. Porém, nos Capítulos 1 e 2, repasso para o leitor, de forma aprofundada mas sem deixar de ser extremamente didático, um estudo completo a respeito da Tecnologia do Concreto. O objetivo é que o aluno, um engenheiro aspirante ou engenheiro sênior possam aprender ou se aprimorar no entendimento a fundo do concreto, de como dosar um concreto para uma obra, dos cuidados que se deve dar a este material, a fim de deixá-lo com as propriedades e características requisitadas pelo cliente. Em suma, o leitor poderá utilizar o livro para se aprofundar tanto na tecnologia do concreto como utilizá-lo de forma direta e rápida no dimensionamento de novos projetos de pavimentos de concreto sem perder muito tempo como perdíamos no passado.


Sites


Site do Destaque: http://construcao-engenharia-arquitetura.lojapini.com.br/pini/vitrines/destaques/index.asp?gclid=CKDJrsiKi7YCFQTqnAodMAsA6Q


Site da Entrevista: http://www.piniweb.com.br/construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/editora-pini-lanca-livro-sobre-pavimentos-de-concreto-279285-1.asp

Site do Resumo do Livro: http://construcao-engenharia-arquitetura.lojapini.com.br/pini/vitrines/detalhes/Detalhe39822.asp?from=PINIweb


Agradecimentos de Jary de Xerez Neto aos membros da FEN, de sua época:

Nosso Diretor na Época:

Eng. Maurício José Ferrari Rey "in memoriam"

Nossos Coordenadores na Época:

Eng. Moacyr Carvalho Filho 
Eng. José Alexandre Pimenta De Carvalho

Nossos mestres na Época:

Eng. Carlos Henrique Saraiva Raposo
Enga. Denise Maria Soares Gerscovich
Eng. Evandro Porto Duarte
Eng. Gilberto Gomes Gonçalves
Enga. Lúcia Schmidt De Andrade Lima
Arqa. Maria Cristina Henning Sampaio
Eng. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco
Eng. João Cassim Jordy
Eng. Paulo Machado Massa


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