Em Fase de Conclusão Mapeamento Digital do Litoral Norte/SP e Sul/RJ Com Imagens Theos

Criada em 01/02/2013 00:07 por maperna | Marcadores: carto fen GEOM geral trab

O MAPEAMENTO DIGITAL DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO E SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COM IMAGENS THEOS ESTÁ EM FASE DE CONCLUSÃO

A partir de iniciativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Engenharia Cartográfica, na forma de projeto de pesquisa aplicada, com apoio do Instituto Geológico do estado de São Paulo (IG/SP), e financiamento da FAPERJ e FAPESP, está sendo concluído o mapeamento digital dos municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba, a partir de imagens de satélites do sistema orbital tailandês THEOS, com bandas multiespectrais e pancromática. O projeto que sustenta esses resultados denomina-se "Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da Terra com base nos impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro (Processo FAPERJ/FAPESP ES-26/111.619/2010 - Edital nº 23/2010) e o propósito inicial que hoje já se alcançou é gerar mapas em escala regional (1/125.000 e 1/50.000) indicativos de padrões de uso da Terra e cobertura vegetal que dê suporte a análises climáticas diante de eventos extremos, muito focado nas áreas ocupadas nas planícies costeiras Quaternárias. Há também cartas-imagem e mapas temáticos produzidos na escala 1/10.000. O prof. Gilberto Pessanha Ribeiro (UERJ) e a pesquisadora Celia Regina de Gouveia Souza do IG/SP lideram as pesquisas que também possuem atividades de campo em andamento, formatadas em missões de intercâmbio de alunos/pesquisadores fluminenses e paulistas, com investidas de reconhecimento in loco da situação da explosão imobiliária e populacional em zonas costeiras altamente valorizadas. Em janeiro de 2013 houve, por uma semana, visitas de campo com comprovações do que os mapas gerados na escala 1/10.000 com imagens PAN indicam de áreas urbanas e vegetação. As atividades de aquisição e processamento das imagens THEOS possuem apoio da empresa Globalgeo Geotecnologias (www.globalgeo.com.br). Resultados deste projeto inédito, que estende sua execução até dezembro de 2013, e com desdobramentos em artigos científicos como o que será apresentado no XVI Simpósio de Sensoriamento Remoto a ser realizado em Foz do Iguaçu-PR de 13 a 18 de abril/2013 denominado "Processamento e uso de imagens THEOS em mapeamento de áreas urbanas contidas em planícies Quaternárias no litoral de Caraguatatuba e Ubatuba-SP, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba-RJ", estão disponíveis em www.georeferencial.com.br. O projeto conta com a colaboração importante do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia

Gilberto Pessanha Ribeiro,

geom - Mestrado em Engenharia de Computação - Geomática