Uerj Recebe Grupo Que Desenvolve o Uso dos Games na Área de Saúde

Criada em 11/01/2013 11:45 por maperna | Marcadores: dein fen geral

Pesquisadores da UERJ e das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Federal do Ceará (UFCE), Federal do Maranhão (UFMA) e Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) que trabalham no desenvolvimento de um projeto de tecnologia e inovação em educação envolvendo a criação de jogos interativos usados como forma de complementação da educação e capacitação profi ssional de seus utilizadores (serious game em inglês) estiveram reunidos no campus Maracanã em novembro. Este foi o quarto encontro dos integrantes do subgrupo de pesquisa da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS), iniciativa do Ministério da Saúde que envolve 16 instituições de ensino e pesquisa com ações de capacitação de profi ssionais de saúde em estados e municípios usando técnicas de ensino semipresencial.

O projeto, que trabalha na criação de um tipo de jogo que permita uma forma diferenciada de ensino e de aprendizagem em educação na área da saúde, está na fase exploratória – de defi nição de objetivos, personagens e cenários e das técnicas e ferramentas mais acessíveis para uso no processo de criação e desenvolvimento do jogo. Além dos pesquisadores do grupo multicêntrico da UnA-SUS, participaram da reunião representantes da Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC), vinculado à Sub-Reitoria de Graduação (SR1). Coordenada pela professora Marcia Taborda, a equipe do LaTIC apresentou projetos de jogos desenvolvidos pelo Laboratório, o que resultou em uma rica troca de experiências.

O LaTIC desenvolve e gerencia plataformas tecnológicas em "Ambiente Virtual de Aprendizagem" (AVA) que podem ser usadas como apoio a atividades presenciais e/ou a distância. Também incentiva o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de graduação da UERJ ao fornecer suporte tecnológico e metodológico a professores e alunos. Dentre os projetos desenvolvidos podem ser citados: o Eadventure, software que permite aos seus usuários a inserção de imagens fotográficas como cenários reais; o Sistema de Árvore de Decisão para dispositivos móveis, para que os docentes desenvolvam atividades educativas de modo que, ao fi m das atividades, seja possível realizar o mapeamento dos percursos trilhados por seus alunos; o Unit, software especial que tem por objetivo desenvolver um simulador 3D para treinamento de atividades práticas de alunos da odontologia, com elementos variados, como módulos de computação gráfica, inteligência artifi cial, redes de computadores e multimídia; e o Inovagame, desenvolvido pelo Coordenador da Engenharia de Produção da UERJ, Ricardo Miyashita e inspirado no jogo australiano Potbiz. Neste, o personagem toma decisões com base em opções (estilo RPG), a partir de um contexto de inovações tecnológicas para novos empresários apoiado na plataforma mais moderna hoje, a HTML 5. Todos esses projetos receberam apoio da Capes, via edital de fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação, e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), cuja meta é promover o uso e a pesquisa em tecnologia nos cursos de graduação das universidades brasileiras. O aporte do edital da Capes/UAB permitiu equipar e reformar a estrutura do Laboratório e contratar uma equipe para trabalhar em pesquisas.

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Ricardo Miyashita,

dein - Depto. de Eng. de Produção/Industrial

www.eng.uerj.br/noticias/1357911937-Uerj+Recebe+Grupo+Que+Desenvolve+o+Uso+dos+Games+na+Area+de+Saude