Projeto Desenvolve Cerâmicas Especiais Para Dispositivo de Raios X

Criada em 19/10/2012 11:46 por maperna | Marcadores: entrev fen fotos lacam MECAN ppgem

Os engenheiros Marília Diniz e José Brant, no LaCaM/Uerj: realização de testes para avaliar a qualidade da cerâmica

Os engenheiros Marília Diniz e José Brant, no LaCaM/Uerj: realização de testes para avaliar a qualidade da cerâmica

Reportagem da FAPERJ sobre pesquisa do Laboratório de Caracterização de Materiais (LaCaM), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=8562

 

Débora Motta

 

Uma cerâmica especial ganhou uma aplicação médica interessante. Ela será utilizada como peça de um inovador detector a gás de raios X, que dispensa a necessidade de impressão do exame com filmes fotográficos e permite a visualização digital das imagens médicas direto na tela do computador. A pesquisa multidisciplinar, contemplada pela FAPERJ no edital de Apoio às Engenharias, reúne, no Rio, pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), detentor da tecnologia do equipamento a gás de raios X, e do Laboratório de Caracterização de Materiais (LaCaM), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – onde são realizados testes das propriedades químicas e físicas da cerâmica.

 

A cerâmica apresenta características especiais, como alta resistência, dureza e transparência aos raios X, devido à presença de carbeto de boro na sua composição química. Por essas características, o material está sendo testado para a fabricação das janelas localizadas na parte frontal dos detectores a gás de raios X. Trocando em miúdos, o detector seria o aparato em que o paciente se encosta para captar as imagens durante o exame. “Em particular, o carbeto de boro apresenta propriedades óticas adequadas, como material transparente aos raios X”, explica o engenheiro metalúrgico e de materiais José Brant, um dos coordenadores do LaCaM-Uerj, junto com a engenheira Marília Garcia Diniz.

 

Brant compara o detector produzido pelo CBPF com uma caixa fechada com gás dentro. O gás converte os raios X em elétrons que, por sua vez, formam a imagem médica. “Quanto maior a pressão do gás no detector, maior a eficiência de detecção dos raios X. Pelo fato de usar uma cerâmica avançada de elevada dureza, podemos aumentar a pressurização do gás no interior do dispositivo e aumentar a eficiência do detector bidimensional”, resume. O sinal eletrônico do detector forma a imagem médica digital. "É como se estivéssemos substituindo uma câmera fotográfica com filme por uma digital", compara. 

“A tecnologia atual usada nos detectores de raios X a gás disponíveis na indústria costuma empregar janelas de berílio, que é um material mais frágil do que o carbeto de boro, e costuma apresentar trincas quando submetido a altas pressões”, diz Brant. “Se há uma maior pressurização do gás, aumenta a eficiência da absorção dos raios X e, consequentemente, da geração de elétrons. Por isso a janela é essencial, para não romper com a pressurização”, justifica. 

 

No LaCaM-Uerj, Brant coordena a análise de diversas características físicas e químicas da cerâmica. “Avaliamos a qualidade da fabricação do carbeto de boro, que é produzido pelo Laboratório de Cerâmicas da Coppe/UFRJ”, conta. “Uma das características que avaliamos é a porosidade do material. A ideia é que a cerâmica produzida só tenha, na pior das hipóteses, 1% de poros, para melhor consolidação do material”, diz.

De acordo com Brant, o objetivo do projeto é aperfeiçoar a tecnologia desenvolvida no CBPF, sob a coordenação do físico Herman Pessoa Lima Júnior. “Por enquanto, o protótipo do detector de raios X criado na instituição ainda está em fase de testes para um futuro uso comercial. Essa tecnologia já existe fora do Brasil, mas no mercado nacional é uma verdadeira inovação”, diz o engenheiro metalúrgico e de materiais. E conclui: “O uso das janelas de cerâmicas trará melhorias tecnológicas do dispositivo que já existia no CBPF, para torná-lo mais inovador em escala internacional.”

 

O projeto conta ainda com a colaboração internacional do físico Manoel Lozano, do Centro Nacional de Microeletrônica (CNM), em Barcelona, na Espanha. Lozano coordena o desenvolvimento de um outro dispositivo, gas electron multiplier, com a meta de melhorar a sensibilidade do detector de raios X.

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


José Brant de Campos, Marília Garcia Diniz,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica
mecan - Depto. de Eng. Mecânica
lacam - Laboratório de Caraterização de Materiais

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1350657973-Projeto+Desenvolve+Ceramicas+Especiais+Para+Dispositivo+de+Raios+X





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 31/03/13 18:11 Fabrícia P. M. disse:

Como trabalho e entendo de raio-x sei a importância da inovação de todos os componentes pois os mesmos ainda são muito obsoletos se comparamos com a evolução que a tecnologia já sofreu. Espero ainda mais, que em um futuro próximo possamos não expor pacientes a radiação para visualização de exames.

Em 19/10/12 12:03 weber disse:

Parabéns Marília e Brant. Também estão muito bonitos na foto.