Faculdades Lutam Contra Plágio

Criada em 08/07/2012 01:30 por maperna | Marcadores: fen geral

As universidades cariocas estão se equipando para reagir a um problema típico da era virtual: o plágio em trabalhos de alunos. Copiar trechos de artigos publicados na web em tarefas da faculdade virou hábito em tempos de internet. Mas não demorou muito até instituições de ensino constituírem defesa contra a cultura do “ctrl C+ ctrl V”. A PUC-Rio, por exemplo, contratou um programa de computador estrangeiro para identificar plágios, mesmo expediente adotado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Quando o texto de um aluno é submetido ao software, o programa alerta sobre eventuais trechos copiados.

Devido à grande quantidade de casos de plágio, a Uerj criou o Departamento de Inovação, só para lidar com o problema, que é abundante no universo da graduação, mas também existe na pós-graduação.

— Orientamos os professores sobre como agir, mas cada um tem autonomia para aplicar penalidades. Certa vez participei de uma banca e, quando li a tese do aluno, percebi que era pura cópia da internet. Não aceitei — diz a professora Marinilza Bruno de Carvalho, diretora do Departamento de Inovação da Uerj.

Leia a notícia completa em http://oglobo.globo.com/rio/faculdades-se-blindam-contra-plagio-5420954#ixzz200Fe0A7y

www.eng.uerj.br/noticias/1341721818-Faculdades+Lutam+Contra+Plagio

Em 09/07/12 13:17 Renan disse:

Acho que como disse a materia, esta na hora dos professores se atualizarem. O plagio existe, pois muitos professores dao pessimas aulas e tratam, principalmente a universidade publica, como um lixo.