Uerj Terá Um Plano Diretor de Ciencia Tecnologia e Inovacao

Criada em 19/03/2012 01:19 por maperna | Marcadores: fen geral phoenix

Um plano diretor para Ciência, Tecnologia e Inovação

 

O estabelecimento de uma rede que integre projetos e pesquisas em desenvolvimento na Universidade que se ajustam aos preceitos e diretrizes da Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.973, de 2004) foi assunto de encontro realizado em janeiro no auditório da Reitoria, para debater o Plano Diretor da Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação, objeto de Ato Executivo da Reitoria (AE-030/ Reitoria/2011). Estiveram presentes pesquisadores, diretores de centro setoriais e de unidades acadêmicas e administrativas. A rede irá agregar iniciativas como o Núcleo de Inovação Tecnológica – InovUERJ, da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, e o conselho de incubadoras, vinculado ao Centro de Tecnologia e Ciências – CTC.

O Ato Executivo que institui o Plano Diretor incorporou as trocas de informação entre investigadores da área de inovação tecnológica, principalmente membros das incubadoras de empresas, em grupo coordenado pelo Reitor Ricardo Vieiralves. A necessidade de criação da rede surgiu quando em outubro de 2011 o CNPq lan- çou edital de apoio às incubadoras de empresas e parques tecnológicos. A Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED) i cou responsável por coordenar os trabalhos que resultaram no documento. Para a diretora da CEED, Tatiane Baptista, “essa movimentação institucional mostrou que precisávamos ter uma articulação interna independentemente dos editais, com a identii cação dos canais para escoar o conhecimento e melhor atender as demandas do estado e dos setores públicos e privados”. Assim a Universidade aproveita a conjuntura favorável do Rio de Janeiro e do Brasil, que coincide com disposi- ções internacionais que cobram das universidades maior diálogo com a sociedade.

O primeiro encontro do grupo envolvido na concretização do Plano Diretor apontou algumas estraté- gias de ação, dei niu nomes para o comitê executivo dos trabalhos e dei niu a agenda das próximas reuniões. A primeira tarefa do comitê é elaborar um anteprojeto para a aplicação do Plano na gestão 2012-2015 da UERJ. Também serão organizados seminários com convidados de universidades, autores de experiências bem sucedidas em redes com o mesmo perfil. Setores com potencial, mas que tradicionalmente não estão ligados a projetos de inovação nos Centros Biomédico, de Ciências Sociais e de Educação e Humanidades serão integrados à rede, que assim servirá para identii car a capacidade instalada.

Nas sugestões iniciais para o conteúdo do anteprojeto está o cruzamento das potencialidades existentes na UERJ, mapeadas pelo InovUERJ, da Sub-reitoria de Pós- -graduação e Pesquisa, com as demandas do estado e do mercado. Para identificá-las, a equipe usará como referência o Plano Diretor Nacional, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Plano Diretor da Secretaria do Estado de Ciência e Tecnologia.

 

http://www.uerj.br/publicacoes/emquestao/UERJemQuestao92.pdf

 


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


phoenix - Incubadora de Empresas Phoenix


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1332130795-Uerj+Tera+Um+Plano+Diretor+de+Ciencia+Tecnologia+e+Inovacao





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.