Mais de 680 Instituições São 'reprovadas' Pelo Mec

Criada em 21/11/2011 23:13 por maperna | Marcadores: fen geral

ANDRÉ MONTEIRO
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Mais de 680 instituições de ensino superior foram "reprovadas" pelo Ministério da Educação, segundo dados divulgados nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União".

Consulte o IGC de todas as instituições
Bergamo: MEC pode suspender 30 instituições por nota baixa

O MEC publicou hoje o IGC (Índice Geral de Cursos), indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade (exame federal) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente.

O índice tem notas que vão de 1 a 5, e são consideradas insatisfatórias as médias 1 e 2. Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.

As 683 instituições com notas baixas vão passar por supervisão do governo federal e podem ser alvo de medidas que vão do arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos até o descredenciamento.

Por outro lado, as 158 instituições bem avaliadas (IGC 4 ou 5) que têm algum pedido de abertura de novos cursos em tramitação no MEC poderão ter autorização automática, sem necessidade de visitas.

As medidas oficias serão anunciadas na tarde desta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Também foi publicado no "Diário Oficial da União" a listagem dos 422,8 mil cursos avaliados pelo Enade 2010. A cada um foi atribuído um CPC (Conceito Preliminar de Curso), que leva em conta, além do Enade, indicadores como a titulação dos professores. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.

Em 2010 foram avaliados os bacharelados em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia, e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.

Veja o PDF em anexo com a lista.


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1321924426-Mais+de+680+Instituicoes+Sao+%27reprovadas%27+Pelo+Mec





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 22/11/11 08:16 Henrique disse:

Não sei quanto aos outros cursos, mas a engenharia tem um currículo defasado. Muito do que se aprende não se aplica no mercado de trabalho. e muito do que o mercado exige não é visto ao logo da graduação. Acho que isso dá uma ideia do porquê da UERJ não tirar nota 5.

Em 21/11/11 23:33 Professor disse:

Porque a UERJ nunca tira 5? Se o vestibular da UERJ está entre os mais disputados do país, então não temos dúvidas de que os alunos que conseguem entrar na universidade são bons, afinal passaram por uma peneira muito fina... Sendo assim, onde está o problema?