Convite Terças Tecnológicas (Propulsão Elétrica e Mobilidade no Rio de Janeiro)

Criada em 10/10/2011 04:18 por maperna | Marcadores: evento fen


Terças Tecnológicas 2011

Assim como em outras grandes cidades brasileiras, o transporte público 
de passageiros do Rio de Janeiro se concentra fortemente no sistema 
rodoviário. Além de causarem congestionamentos, os mais de 9 mil 
ônibus que circulam na cidade utilizam o diesel como combustível, 
emitindo no ar substâncias como dióxido e monóxido de carbono, metano, 
material particulado e óxidos de enxofre e nitrogênio. Diante da 
possibilidade de implementação das novas linhas de BRT (bus rapid 
transport), como a Transcarioca, que deverá estar pronta antes da Copa 
de 2014, surgem questionamentos sobre uma propulsão mais adequada para 
esse transporte.

O tema será abordado pelo engenheiro Marcelo Schwob, da área de 
Energia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), na próxima 
edição do evento Terças Tecnológicas, no dia 18 de outubro, no 
auditório do INT, integrando a programação da Semana Nacional de 
Ciência e Tecnologia. Na palestra Propulsão elétrica e mobilidade 
urbana no Rio de Janeiro - Estudo de caso da Transcarioca, Schwob 
conversa com o público sobre seu estudo comparativo das condições 
técnicas (consumo energético e emissões) e econômicas (custo 
operacional energético) da operação de distintos sistemas de 
transporte rodoviário urbano em vias expressas. O tecnologista revela 
o impacto positivo da substituição do óleo diesel pelo biodiesel, gás 
natural ou álcool e, principalmente, pela propulsão elétrica, híbrida 
ou dedicada.

O Rio de Janeiro possui uma das mais altas densidades de tráfego 
urbano no mundo. Somente os ônibus consomem cerca de 500 milhões de 
litros de óleo diesel por ano. Além de serem poluentes e contribuírem 
para o aquecimento global, esses motores emitem de 30 a 40% a mais de 
ruídos que os sistemas híbridos. Em relação aos motores exclusivamente 
elétricos - a bateria ou de alimentação externa - a diferença é ainda 
maior. "A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma quantidade 
elevada de óxidos de enxofre e outros gases tóxicos. Isso traz 
problema para a saúde humana e para a natureza, além de requerer 
grandes investimentos nas refinarias, que precisam utilizar caros 
processos de dessulfurização. A solução mais inteligente e econômica 
é, portanto, minimizar o uso desse combustível", afirma Schwob.

Sob a ótica econômica, o engenheiro do INT aponta outro agravante: o 
Brasil importa 15% do diesel consumido, o que, segundo dados da ANP, 
gerou em 2010 um gasto de US$ 5,4 bilhões, que eleva o preço do 
produto. Mesmo subsidiado, o emprego de óleo diesel interfere também 
no preço das passagens dos coletivos, reforçando a importância da 
busca por insumos energéticos de menor custo.

A implantação dos BRTs na cidade do Rio de Janeiro representa uma 
ruptura com o modelo até hoje utilizado. O contrato firmado entre o 
BNDES e a prefeitura da cidade prevê que os ônibus em trânsito pelos 
corredores expressos façam uso de energias limpas. Partindo do caso do 
BRT Transcarioca, que ligará a Zona Oeste à Zona Norte, da Barra até o 
Aeroporto Internacional Tom Jobim, num trajeto de 39 km, o palestrante 
apresentará a propulsão elétrica como uma alternativa energética 
ambiental e economicamente mais eficiente do que o diesel.

O corredor dará vazão ao transporte de 350 mil pessoas por dia, 
através da interconexão de modais, ajudando a desafogar o trânsito 
diário e facilitará o acesso aos estádios, durante a Copa, e 
principalmente ao Parque Olímpico e outros pontos das Olimpíadas de 
2016.  A opção pela propulsão elétrica permitiria a redução da demanda 
e do custo energético, além de reduzir a importação do diesel. Também 
melhoraria o serviço à população, com menores tempos de deslocamento e 
mais conforto.

* O ciclo de palestras Terças Tecnológicas é destinado ao público 
universitário. O evento ocorre mensalmente no auditório Fonseca Costa, 
no INT, trazendo temas ligados às áreas de pesquisa do Instituto.

* Através da área de Energia, o INT desenvolve trabalhos voltados para 
eficiência energética. Sob encomenda do Banco Mundial, o Instituto, em 
parceria com a Coppe/UFRJ, realizou o estudo Potencial de Redução de 
Emissões de CO² e cenário de baixo carbono para o setor Industrial 
Brasileiro para 2030. Outro trabalho de destaque tem visado a melhoria 
da eficiência energética nas cerâmicas de pequeno porte das regiões 
Norte e Nordeste do Brasil, em projeto com apoio da agência de 
cooperação do governo da Suíça.



Serviço

Tema: Propulsão elétrica e mobilidade urbana no Rio de Janeiro
Palestrante: Marcelo Schwob (Divisão de Energia/INT)
Data: 18 de outubro de 2011
Horário: 14h30 às 16h30
Local:  Auditório Fonseca Costa - INT
Avenida Venezuela, 82 - Pça. Mauá - Rio de Janeiro/ RJ
Inscrições:  dcom@int.gov.br<mailto:dcom@int.gov.br>
Realização: Divisão de Comunicação do INT
(21) 2123-2745


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