
Terças Tecnológicas 2011
Assim como em outras grandes cidades brasileiras, o transporte público
de passageiros do Rio de Janeiro se concentra fortemente no sistema
rodoviário. Além de causarem congestionamentos, os mais de 9 mil
ônibus que circulam na cidade utilizam o diesel como combustível,
emitindo no ar substâncias como dióxido e monóxido de carbono, metano,
material particulado e óxidos de enxofre e nitrogênio. Diante da
possibilidade de implementação das novas linhas de BRT (bus rapid
transport), como a Transcarioca, que deverá estar pronta antes da Copa
de 2014, surgem questionamentos sobre uma propulsão mais adequada para
esse transporte.
O tema será abordado pelo engenheiro Marcelo Schwob, da área de
Energia do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), na próxima
edição do evento Terças Tecnológicas, no dia 18 de outubro, no
auditório do INT, integrando a programação da Semana Nacional de
Ciência e Tecnologia. Na palestra Propulsão elétrica e mobilidade
urbana no Rio de Janeiro - Estudo de caso da Transcarioca, Schwob
conversa com o público sobre seu estudo comparativo das condições
técnicas (consumo energético e emissões) e econômicas (custo
operacional energético) da operação de distintos sistemas de
transporte rodoviário urbano em vias expressas. O tecnologista revela
o impacto positivo da substituição do óleo diesel pelo biodiesel, gás
natural ou álcool e, principalmente, pela propulsão elétrica, híbrida
ou dedicada.
O Rio de Janeiro possui uma das mais altas densidades de tráfego
urbano no mundo. Somente os ônibus consomem cerca de 500 milhões de
litros de óleo diesel por ano. Além de serem poluentes e contribuírem
para o aquecimento global, esses motores emitem de 30 a 40% a mais de
ruídos que os sistemas híbridos. Em relação aos motores exclusivamente
elétricos - a bateria ou de alimentação externa - a diferença é ainda
maior. "A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma quantidade
elevada de óxidos de enxofre e outros gases tóxicos. Isso traz
problema para a saúde humana e para a natureza, além de requerer
grandes investimentos nas refinarias, que precisam utilizar caros
processos de dessulfurização. A solução mais inteligente e econômica
é, portanto, minimizar o uso desse combustível", afirma Schwob.
Sob a ótica econômica, o engenheiro do INT aponta outro agravante: o
Brasil importa 15% do diesel consumido, o que, segundo dados da ANP,
gerou em 2010 um gasto de US$ 5,4 bilhões, que eleva o preço do
produto. Mesmo subsidiado, o emprego de óleo diesel interfere também
no preço das passagens dos coletivos, reforçando a importância da
busca por insumos energéticos de menor custo.
A implantação dos BRTs na cidade do Rio de Janeiro representa uma
ruptura com o modelo até hoje utilizado. O contrato firmado entre o
BNDES e a prefeitura da cidade prevê que os ônibus em trânsito pelos
corredores expressos façam uso de energias limpas. Partindo do caso do
BRT Transcarioca, que ligará a Zona Oeste à Zona Norte, da Barra até o
Aeroporto Internacional Tom Jobim, num trajeto de 39 km, o palestrante
apresentará a propulsão elétrica como uma alternativa energética
ambiental e economicamente mais eficiente do que o diesel.
O corredor dará vazão ao transporte de 350 mil pessoas por dia,
através da interconexão de modais, ajudando a desafogar o trânsito
diário e facilitará o acesso aos estádios, durante a Copa, e
principalmente ao Parque Olímpico e outros pontos das Olimpíadas de
2016. A opção pela propulsão elétrica permitiria a redução da demanda
e do custo energético, além de reduzir a importação do diesel. Também
melhoraria o serviço à população, com menores tempos de deslocamento e
mais conforto.
* O ciclo de palestras Terças Tecnológicas é destinado ao público
universitário. O evento ocorre mensalmente no auditório Fonseca Costa,
no INT, trazendo temas ligados às áreas de pesquisa do Instituto.
* Através da área de Energia, o INT desenvolve trabalhos voltados para
eficiência energética. Sob encomenda do Banco Mundial, o Instituto, em
parceria com a Coppe/UFRJ, realizou o estudo Potencial de Redução de
Emissões de CO² e cenário de baixo carbono para o setor Industrial
Brasileiro para 2030. Outro trabalho de destaque tem visado a melhoria
da eficiência energética nas cerâmicas de pequeno porte das regiões
Norte e Nordeste do Brasil, em projeto com apoio da agência de
cooperação do governo da Suíça.
Serviço
Tema: Propulsão elétrica e mobilidade urbana no Rio de Janeiro
Palestrante: Marcelo Schwob (Divisão de Energia/INT)
Data: 18 de outubro de 2011
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa - INT
Avenida Venezuela, 82 - Pça. Mauá - Rio de Janeiro/ RJ
Inscrições: dcom@int.gov.br<mailto:dcom@int.gov.br>
Realização: Divisão de Comunicação do INT
(21) 2123-2745