Conselho Departamental Recebe Candidatos

Criada em 05/10/2011 21:50 por maperna | Marcadores: evento fen fotos prof secfen

Por Arthur Kowarski

A Direção da Faculdade de Engenharia promoveu uma reunião do Conselho Departamental para apresentação dos candidatos à direção da FEN e à direção do Centro de Tecnologia e Ciências, CTC. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos, quarta-feira, dia 28 de setembro, às 14 horas, e contou com a presença de alunos e professores.

O professor Weber Figueiredo, diretor em exercício da FEN, disse que a UERJ vive um momento decisivo - o seu mais importante processo eleitoral - e, por isso, convocou o mais importante Conselho da FEN, o Departamental, para ouvir e dialogar com as candidaturas. Após, passou a palavra ao Professor Gilberto Menezes, presidente da Comissão Eleitoral, que solicitou aos Chefes de Departamentos que agendem reuniões dos seus Colegiados com as candidaturas.

A Chapa 1 à Direção da FEN foi a primeira a se apresentar. Composta pelos professores Norberto Mangiavacchi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, e Luciene Pimentel, coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. Logo após, apresentou-se a Chapa 2, composta pela professora Maria Eugênia Gouvêa, candidata à reeleição à direção da FEN e Jorge Valério, chefe do departamento de Engenharia de Sistemas e Computação. Todos os  professores tiveram que se desincompatibilizar de seus cargos e funções para concorrerem à direção da FEN.

Em sua fala, Norberto disse que a FEN deve se estruturar no tripé (1) graduação, (2) pós-graduação/pesquisa e (3) extensão, semelhante a todas as grandes universidades do mundo. Esses três segmentos devem ser fortalecidos de forma harmônica e integrada, pois todos são importantes. Se um dos pés enfraquecer o tripé desaba. Propôs um perfil mais agressivo de obtenção de recursos para a FEN junto aos órgãos de fomento através de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Propôs criar mecanismos que facilitem a elaboração e desenvolvimento de projetos, com menos burocracia. Disse que na FEN existem muitos talentos desmotivados, escondidos, mas de grande potencial, como se fossem “diamantes submersos”. Prometeu garimpar esses “diamantes” e levá-los à tona. Prometeu lutar pelo aumento do número de servidores para a FEN.

A candidata a vice na chapa 1, Luciene Pimentel ressaltou a importância da obtenção de recursos vindos de novos projetos de P&D como meio de qualificar recursos humanos, fortalecer a graduação, melhorar a infraestrutura de laboratórios, beneficiando professores, alunos e servidores técnico-administrativos. Salientou também a necessidade de haver transporte entre o campus Maracanã e o prédio Fonseca Telles, local cada vez mais importante para a expansão da FEN nos últimos anos.

Em sua fala, Maria Eugênia ressaltou a importância da continuidade do seu trabalho que vem sendo desenvolvido à frente da direção da FEN nos últimos quatro anos. Disse que uma de suas ações foi articular a demanda dos professores e interesses diversos em prol da melhoria da infraestrutura da FEN e da criação de novos cursos de pós-graduação. Ressaltou que agiu em conjunto com outras unidades do CTC para obtenção do maior financiamento da história da FEN destinado à construção de um novo prédio ao lado do Fonseca Teles e também para reformar aquele velho prédio. Falou das reformas que promoveu nos laboratórios da Engenharia Mecânica no prédio anexo. Maria Eugênia também propôs lutar pela criação de mais cursos de pós-graduação, mais concursos para professores 40 horas e por um maior número de servidores técnico-administrativos para atender às necessidades da Faculdade de Engenharia.

O candidato a vice-diretor da FEN, professor Jorge Valério, apresentou sua carreira na universidade, tendo estado à frente do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação, da Prefeitura Universitária, onde foi prefeito, e da DINFO, Diretoria de Informática da UERJ, onde foi seu diretor, o que lhe valeria, segundo ele, uma boa experiência administrativa na universidade. Falou de sua atuação como engenheiro e pesquisador, assim como do bom entendimento em nível profissional e pessoal com a professora Maria Eugênia.

Após a apresentação das duas chapas candidatas à direção da FEN, foi a vez dos candidatos à direção do CTC apresentarem-se. O Professor Antônio Carlos Moreira da Rocha, do Instituto de Química, ressaltou a importância de um CTC mais voltado para busca de novos projetos científicos, envolvendo as diversas áreas do centro. Já a atual diretora, Maria Georgina Muniz Washington, professora da FEN, destacou o papel que teve nos últimos anos em realizar um trabalho coletivo com diretores e centros acadêmicos e seguir nessa linha para conquistar mais espaço e realizações para o CTC.

Fonte: DIRFEN

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» Candidatos à Direção da Fen Se Desincompatibilizam dos Cargos
» Comissão Eleitoral FEN