Exibição e Debate do Documentário Cortina de Fumaça

Criada em 26/09/2011 08:52 por thiago | Marcadores: fen geral


Prezados estudantes, professores e colaboradores 

 

É com prazer e alegria que o  Núcleo Interdisciplinar Resistência & Arte (NIRA/UERJ/CNPq) e Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso reiniciam suas atividades do segundo semestre de 2011 com a celebração da parceria e da militância com o Circuito Cineclubista do Rio de Janeiro, por meio da Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ) na exibição  e debate do documentário Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven.
DIA: 29 de setembro de 2011 (quinta-feira)
LOCAL: Auditório da Faculdade de Formação de Professores da UERJ
HORÁRIO: 19 horas
Com a presença do roteirista e diretor Rodrigo Mac Niven e com o Prof. Jorge da Silva, ex- chefe do Estado Maior Geral do Rio de Janeiro.
 
VOCÊ PRECISA OUVIR O QUE ELES TÊM A DIZER
ACESSE:

Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso: Cortina de Fumaça



Coordenação: Monique Franco , Rita Leal & Daniela Araújo (FFP/UERJ)
 
(...) Cortina de Fumaça é um projeto independente movido pela vontade de colaborar na construção de uma sociedade mais equilibrada e alinhada com os princípios de liberdade, diversidade e tolerância.

Um documentário ousado sobre um tema polêmico que interessa a todos e que precisa ser debatido de forma honesta; a política de drogas no Brasil e no mundo, baseada na proibição de determinadas práticas relacionadas a algumas substâncias, precisa ser repensada porque muitas de suas conseqüências diretas, como a violência e a corrupção por exemplo, atingiram níveis inaceitáveis.

“O modelo atual de política de repressão às drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabu que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores de drogas em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis à ação do crime organizado”. Relatório da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia (2009).

O documentário de 88 minutos, traz informação fundamentada para o grande público através de depoimentos nacionais e internacionais. Além do Brasil, o diretor Rodrigo Mac Niven gravou na Inglaterra, Espanha, Holanda, Suíça, Argentina e Estados Unidos; visitou feiras e congressos internacionais, hospitais, prisões e instituições para conversar com médicos, neurocientistas, psiquiatras, policiais, advogados, juízes de direito, pesquisadores e representantes de movimentos civis. Dentre os 34 entrevistados, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; o Ministro da Suprema Corte da Argentina, Raúl Zaffaroni; o ensaista e filósofo espanhol autor do tratado “Historia General de Las Drogas”, Antonio Escohotado, o ex-Chefe do Estado Geral Maior do Rio de Janeiro, Jorge da Silva e o criminalista Nilo Batista.

O filme fala sobre a relação entre o homem e as drogas psicoativas; revela a discordância entre a atual classificação das drogas e o conhecimento científico sobre essas substâncias; discute a situação particular da Cannabis (maconha), seu uso industrial e medicinal; levanta fatos relacionados ao surgimento dos projetos proibicionista e aponta para o colapso social que algumas cidades, como o Rio de Janeiro, vivem por causa da violência e da corrupção.

O filme foi produzido, escrito e dirigido pelo jornalista Rodrigo Mac Niven, numa co-produção entre a J.R. Mac Niven Produções e a TVa2 Produções.

Para o diretor, “é preciso instigar os indivíduos a repensarem a sociedade porque ela está em constante mutação. As pessoas desconhecem informações fundamentais que determinam uma política de drogas que interfere diretamente na vida delas, na liberdade delas, na segurança delas. Uma política que ignora princípios e direitos universais de liberdade e soberania. Muita gente está lucrando com isso e quem sofre é a sociedade que não consegue enxergar tamanha é a desinformação”. (...)

 

 

 

PARTICIPE! DIVULGUE! COLABORE!
LABORATÓRIO AUDIOVISUAL CINEMA PARAÍSO
NIRA
Núcleo Interdisciplinar Resistência & Arte
Coordenação Geral: Monique Franco (FFP/UERJ)
Coordenação associada: Rita Leal (FFP/UERJ)
Coordenação Audiovisual: Daniela Araújo (TCT/FAPERJ)
Coordenação Web rádio Paraíso: Helen Ferreira (FFP/UERJ)
Bolsista Proatec/UERJ – Felipe Mariano
Pibic/CNPq – Paulo Estácio Jr.
Pibic/Uerj – Rita Andrade
Iniciação à Docência/Cetreina/UERJ – Maria Priscila Rodrigues e Silvia Rocha
Estágio Interno Complementar/Cetreina/UERJ: Caio Rosa
Voluntários 
Viviane Araújo
Aline Magalhães
César Soares
Beatriz Pessoa

 

Designer gráfico: Rita Andrade
APOIO

FAPERJ

 

 Quem somos?  P’ra onde vamos? 

Existindo desde 2007 o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso se apresenta continuamente redesenhado por meio do exercício da própria prática coletiva, sem perder, contudo, seu foco: colaboração e resistência. Tem como missão ser um espaço de experimentação e criação, articulando formação, arte, cultura e pensamento. A proposta, inicialmente restrita ao cineclubismo, ampliou-se nos últimos anos e agora afina sua expertise por meio de quatro linhas de atuação inter-relacionadas: (1) a inclusão do cinema como expressão cultural; (2) o incentivo à produção visual, incluindo curtas, sites, materiais didáticos, jogos, entre outros, como instrumento de criação e socialização de conhecimentos na formação do professor; (3) a leitura da imagem e a abordagem crítica do conceito de tecnologia e dos meios e políticas audiovisuais, com a discussão e análise de conteúdos e de seus diferentes códigos comunicacionais (4) e o exercício de identificar e produzir registros de novas arquiteturas sonoras, por meio de uma produção de arte sonora e radiofônica experimental. As atividades do Laboratório se subdividem, atualmente, em seis espaços: (1) Mostra Permanente de Cinema Em Cena – filmes exibidos a partir de temáticas, seguido de debate; (2) Claquete - oficinas de produção visual (curta-metragem, animação, material didático etc); (3) Megarádio Paraíso, desdobramento da antiga Webrádio Paraíso, com oficinas de montagem e manutenção de novas arquiteturas sonoras e grade de programação regular com diversos programas produzidos pelos estudantes. A sinergia destes movimentos tem como efeito a idealização do (5), Mirarte -  drive in itinerante articulado a uma intervenção sonora, com transmissão por dial; (6) Coletivo Cinema Paraíso  espaço de parceria com a Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro (ASCINE-RJ), na exibição de mostras, festivais e lançamento de filmes nacionais.

Cinco anos, doze vídeos produzidos pelos estudantes nas seis oficinas, vinte e cinco mostras permanentes, perfazendo mais de cem filmes exibidos e debatidos, seis programas de rádio em execução, três oficinas sonoras e ainda, a sistematização e discussão desse movimento coletivo em fóruns acadêmicos com conferencias, debates, entrevistas, artigos e estudos sobre o processo.

Destaque para a realização colaborativa do curta-metragem:
A incrível história da menina sem história, em breve, perto de você 

 

Este é o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, parte do
Núcleo Interdisciplinar Resistência e Arte (NIRA)
 

Junte-se a nós.

PARTICIPE. DIVULGUE. ACESSE. COMPARTILHE.

Setembro de 2011

Acesse: 

 

NIRA

Núcleo de Interdisciplinar RESISTÊNCIA & ARTE

O NIRA é um coletivo de professores-pesquisadores, estudantes, artistas e ativistas culturais que tem como agenda o estudo e o exercício de dinâmicas formativas e estéticas livres e inovadoras, visando a potencialização de uma poiésis que afirma todas as linguagens como integrantes e constituintes de manifestações discursivas, produtoras de subjetividades. No diálogo com as noções de multidão e comum buscamos fazer emergir e potencializar novos modelos não deterministas de resistência, assim como, a agregação à malha produtiva e social de pessoas e movimentos autônomos, instituintes e insurgentes, atuando numa outra esfera de visibilidade e padrões de audiência. Entendendo que a subjetividade só é possível na ação e relação do indivíduo com seu pensamento e corporeidade, o Núcleo, atualmente, se apresenta num deslocamento entre dois laboratórios – O Laboratório de Investigação Social (LIS), que incorpora pesquisas e ações no campo dos Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Políticas Afirmativas e Culturais, atravessadas pelas noções de biopolítica e biopoder, mundialização e territorialidades, moral e performance, identidade e diferença, e o Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso, no qual, a partir do conceito de Gestell , incorpora-se a noção da técnica como realização do processo de subjetivação singular de cada indivíduo, concebida como mediação entre o gênero humano e o mundo. O exercício desta concepção se dá por meio de pesquisas e intervenções no campo da convergência de mídias e das tecnologias de comunicação e informação, de oficinas de cinema, animação, rádio, poesia, roteiro etc na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em São Gonçalo, leste fluminense. O fascínio pelo conhecimento, pela imagem, pelo claro e o escuro, por sons e silêncios, palavras e gestos, e a certeza do ainda possível caráter revolucionário da arte e da cultura marcam a trajetória do Núcleo, cuja duração é afetada pelas noções de presencismo, de imaterialidade e de risco, próprios da sociedade contemporânea.

Monique Franco
Historiadora (PUC/RJ). Doutora em Comunicação e Cultura ( ECO/UFRJ)
Procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação -  Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores (DEDU/FFP/UERJ)
Lider do Núcleo Interdisciplinar Resistência & Arte (NIRA/UERJ/CNPq)
Laboratório Audiovisual Cinema Paraíso

Cinema Paraíso


Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1317037942-Exibicao+e+Debate+do+Documentario+Cortina+de+Fumaca





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia