Prêmio Brasil de Engenharia 2011

Criada em 22/09/2011 23:54 por maperna | Marcadores: edital fen geral

Notícias Quinta-Feira, 22 de setembro de 2011

JC e-mail 4348, de 21 de Setembro de 2011.
15. Abertas as inscrições para o Prêmio Brasil de Engenharia 2011

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2010, que contou com a participação de centenas de profissionais de todas as regiões brasileiras, o Prêmio Brasil de Engenharia abre suas inscrições para a edição 2011 trazendo novidades.

A iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, que visa reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país, este ano apresenta novas categorias, grandes apoiadores e cerca de R$ 100 mil de prêmios, troféus e viagens para os vencedores.

O Prêmio, aberto a estudantes de mestrado e doutorado, profissionais e instituições, traz neste ano o tema-macro "Engenharia para Todos". Segundo o presidente do Senge-DF e presidente da Comissão Executiva do Prêmio, Ronildo Menezes, a intenção é destacar trabalhos inovadores que tenham o foco nos temas mais urgentes da sociedade brasileira, como saneamento, agricultura sustentável, sustentabilidade energética, transportes e mobilidade urbana, entre outros. "É a engenharia voltada para a resolução dos grandes desafios do país", explica Menezes.

A iniciativa já conta com o patrocínio da Petrobras e o apoio oficial do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, entre outros parceiros.

Para a presidente da SBPC, Helena Nader, valorizar a engenharia e a inovação tecnológica é estratégico. "Premiar a pesquisa e os talentos em engenharia é uma atitude contemporânea com o momento que o País vive, importante para estimular à competitividade das nossas empresas e impulsionadora do melhor futuro para a sociedade brasileira", afirma Helena.

O regulamento do Prêmio e todas as informações para inscrição estão disponíveis no site www.premiobrasil.org.br. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro, em Brasília.
(Assessoria de imprensa do Prêmio Brasil de Engenharia)

www.eng.uerj.br/noticias/1316746447-Premio+Brasil+de+Engenharia+2011