E-FOTO no Latin American Geospatial Symposiumm

Criada em 18/08/2011 14:33 por thiago | Marcadores: carto evento fen

Acontece nesta quinta-feira, 18/08, o Latin American Geospatial Symposiumm no Hotel Windsor, Barra da Tijuca, no qual haverá Digital Photogrammetry and 3D Modelling Seminar com a apresentação, às 16h, do Projeto E-FOTO pelo seu idealizador professor da FEN-UERJ Jorge Luiz Nunes.

 

O endereço eletrônico do evento e de sua secretaria é: Latin America Geospatial Forum Secretariat, Av Brasil, 15671 Bloco 3B, 3 andar, Sala 302 Bairro Parada de Lucas, CEP: 21241-051 Rio de Janeiro - RJ, Brazil. Mobile No: +55 21 8083 3116, +55 21 7912 0505, Website: www.lagf.org Email: minfo@lagf.org

 

O que é o E-FOTO ?

Trata-se de uma iniciativa acadêmica de desenvolvimento de software livre para Fotogrametria Digital. O projeto E-FOTO desenvolve-se no Laboratório de Fotogrametria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, desde 2004, sob a coordenação do Professor Ph.D. Jorge Luís Nunes e Silva Brito, do Departamento de Engenharia Cartográfica da UERJ.


O Projeto E-FOTO viabiliza aos interessados em Fotogrametria, em particular aos estudantes dessa disciplina, o conhecimento dos princípios intrínsecos à Fotogrametria através do acesso à uma Estação Fotogramétrica Digital, quebrando as barreiras de custo inevitavelmente associadas a essa empreitada. Esse objetivo foi alcançado através da criação de um software livre e amigável.

 

O projeto é interdisciplinar, isto é, reúne várias áreas do conhecimento acadêmico, desde a modelagem matemática, o conhecimento da Geodésia, os princípios da Fotogrametria e a Engenharia de Software, contexto que abrange a análise, a implementação através de codificação em alto nível, até sua interface final.


O projeto é baseado em dois princípios (pilares): liberdade e auto-aprendizagem. Desta forma os estudantes e demais usuários passam a ter a oportunidade de pesquisar e experimentar esse ambiente, fazendo uso do software e de todo o material de apoio disponível. É possível aos estudantes não só utilizar os programas mas, também, observar seu código fonte, totalmente aberto e até mesmo modificá-lo ou desenvolver novos módulos sobre ele e acrescentar suas próprias contribuições ao projeto.


Qual o objetivo do Projeto E-FOTO?

O objetivo do projeto E-FOTO é disponibilizar uma solução de software para implementação de uma estação fotogramétrica digital educacional em ambiente de software livre (e-foto).

A idéia básica é que o E-FOTO, possa ser executado tanto em ambiente Linux, quanto em Windows, com um mínimo de requisitos de hardware, com o grande diferencial de poder ser executado em máquinas de arquitetura simples (não necessariamente os computadores de última geração) e de permitir a visão tridimensional ou estereoscópica através de um par de óculos em anaglifo, facilmente adquirível pela internet.

Mais detalhes sobre o Projeto E-FOTO e seus resultados podem ser encontrados no seguinte endereço:   http://www.efoto.eng.uerj.br

 

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Jorge Luis Nunes e Silva Brito,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


carto - Departamento de Engenharia Cartográfica

Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1313688821-E+FOTO+no+Latin+American+Geospatial+Symposiumm





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia