http://www.uerj.br/publicacoes/emquestao/UERJemQuestao88.pdf
Obra vai interligar a via Dutra e Itaguaí aos acessos para Petrópolis-Teresópolis e Região dos Lagos
Os maiores desafios do empreendimento são as próprias obras, denominadas de ‘artes especiais’ porque incluem pontes, viadutos e obras de contenção
Pode parecer um sonho, mas a proposta existe: desafogar a Avenida Brasil, interligar municípios da Baixada Fluminense, criar um acesso de Itaguaí à Região dos Lagos e trafegar direto da Rodovia Presidente Dutra e da Rio-Santos à BR-040 por uma única estrada. O empreendimento que compõe as obras do Arco Metropolitano é mais um dos projetos nos quais a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Faculdade de Engenharia, está presente em outra parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), setor estadual responsável pelo gerenciamento, supervisão e fiscalização da construção. Professores e pesquisadores assessoram o DER e também monitoram as atividades dos alunos que participam da execução do projeto. José Pimenta, um dos professores envolvidos no empreendimento, explica que uma obra desta magnitude, que utiliza técnicas modernas de materiais, serviços e de equipamentos é um campo fértil para a universidade: “Temos, por exemplo, uma mestranda na área de Geotecnia que desenvolve um trabalho sobre monitoramento para a estabilidade dos a equipe responsável pela construção, formada por oito empresas que constituíram um consórcio de obras em que cada dupla é responsável por um dos quatro lotes do empreendimento. O professor assinala que do ponto de vista da aprendizagem o ganho é fundamental para os dois lados, principalmente pela proposta da extensão:“se nós, acadêmicos, levamos o conhecimento gerado pelos nossos estudos e pesquisas nesta área do conhecimento, também importamos muito das experiências desenvolvidas pelas empresas – tanto as empresas projetistas como as construtoras e os órgãos de governo. Outro exemplo são os ensaios deverificação e de contraprova dos serviços no âmbito do uso dos laboratórios da Engenharia, associados às disciplinas de solo, concreto e pavimentação, que geram um volume de estudos e análises a partir de uma obra de grande porte. Projeto O Arco Metropolitano é uma rodovia de 72 quilômetros de extensão. O percurso será feito
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Fonte: http://www.uerj.br/publicacoes/emquestao/UERJemQuestao88.pdf |
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