Estratégico Para o País, Setor de Fontes Renováveis de Energia Depende de Soluções Alternativas

Criada em 29/06/2011 00:10 por maperna | Marcadores: fen geral ppgem

Karine Tavares

RIO - Em 2050, as fontes renováveis suprirão 80% da necessidade de energia mundial, segundo relatório recentemente publicado pelo Intergovernmental Panel on Climate Change, da ONU. Não à toa, seu desenvolvimento vem sendo considerado estratégico para o futuro do país. O estudo dessas energias alternativas, contudo, vem se desenvolvendo aos poucos.

.....

.....

Na Uerj, quem quiser um diploma de mestre em engenharia mecânica ou elétrica pode se dedicar à pesquisa de veículos elétricos, na linha que estuda o sistema de transportes. A universidade também planeja criar uma pós lato sensu na área. A expectativa é que o curso entre para a grade em março próximo, já que ainda deve passar pela aprovação da própria universidade e do MEC.

- Além das fontes renováveis, os alunos aprenderiam técnicas de viabilidade econômica desse tipo de energia. Em engenharia, os cursos mais procurados ainda são os gerenciais, como o de planejamento energético - explica o professor Manoel Antônio da Fonseca, coordenador do Departamento de Engenharia Mecânica da Uerj.

Já na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a ênfase é na gestão desses recursos. A instituição não oferece um curso fechado sobre o tema, mas seu braço FGV In Company desenvolve projetos customizados para empresas que podem ser de aperfeiçoamento, extensão ou pós-graduação. Em todos são abordados temas como análise de viabilidade, regulação para fontes renováveis e inserção dessas fontes na matriz energética do país.

- Nos cursos de gestão, o tema fontes renováveis é obrigatório, mas os cursos são feitos sob medida para cada organização ou consórcio de empresas - explica Goret Pereira Paulo, diretora adjunta do FGV In Company e coordenadora do Núcleo de Energia da FGV.

A seguir, mais informações sobre o que as instituições oferecem sobre o tema:

ENGENHARIA ELÉTRICA: A Uerj abrirá, em outubro, inscrições para 2012. O mestrado é gratuito e os candidatos a dedicação exclusiva podem pleitear bolsas. É preciso ter graduação na área tecnológica, preferencialmente engenharia. Informações: ppg-em.eng.uerj.br.

.....

.....

Leia o artigo completo em http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2011/06/17/estrategico-para-pais-setor-de-fontes-renovaveis-de-energia-depende-de-solucoes-alternativas-924706327.asp
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Manoel Antônio da Fonseca Costa Filho,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1309317054-Estrategico+Para+o+Pais+Setor+de+Fontes+Renovaveis+de+Energia+Depende+de+Solucoes+Alternativas





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.