Lançamento do Livro Tecnologia Concreta de Ensino - Uma Contextualização da Física

Criada em 26/04/2011 23:04 por maperna | Marcadores: fen geral

Lançamento: 30 de março de 2011 às 16h (quarta-feira)- UERJ Maracanã PRJLF - auditório Rav 62 (bloco F 6o andar). Tel. 2334-0144 - Colóquios do IME-UERJ

Download = R$15 em :

ISBN: 978-85-7987-122-1
Autor: José Ricardo Campelo Arruda (
Professor do Instituto de Física da UERJ)
127 páginas
Capa: Jair D Sousa

Esta obra traz uma proposta inovadora para a educação e o ensino, a qual se constitui de uma tecnologia integral, capaz de harmonizar educação e ensino, abrangendo os avanços técnico-científicos contemporâneos.

A concepção do novo modelo didático-educativo rompe com o ensino tradicional e traz em si mesma um novo paradigma educacional, preparado para atender às exigências da sociedade contemporânea, a qual se encontra em permanente mutação, exigindo novas práticas sócio-educativas, cada vez mais diferenciadas das orientações do pensamento pedagógico tradicional.

Tal pensamento tradicional, a despeito dos altos gastos econômicos e materiais para organizá-lo, resulta na obtenção de um saber desvinculado da realidade social, utilizando métodos de ensino passivos, os quais são dirigidos à explicação verbal do conteúdo do ensino, cultivando no indivíduo o pensamento reprodutivo. Este ensino tradicional não apresenta para os estudantes a importância educativa necessária para favorecer seu desenvolvimento, constituindo-se a escola somente em uma instituição de mera retransmissão de idéias já formadas dos adultos acerca do mundo, da vida, do sistema de valores.

Para o ensino contemporâneo, a escola existe segundo as leis da vida social, que não tem fronteiras e é capaz de mudanças infinitas. Isto permite educar a criança e o jovem de forma harmônica, para que este consiga desenvolver em sua personalidade capacidades informativas e qualidades humanas, tais como: criatividade social, solidariedade, civilidade, caráter e vontade firme, consciência social e política da responsabilidade pelo destino do seu país, aprendendo a conviver e participar solidariamente, em um ambiente de socialização para o desenvolvimento humano sustentável que resulte na equidade sócio-econômica e de proteção ambiental.

Assim sendo, com a visão voltada para este novo pensamento, o texto possibilita que o leitor adquira o embasamento necessário para ser capaz de por em prática as idéias apresentadas, permitindo que o professor, no exercício da sua prática diária, consiga desenvolver em seus educandos, novas habilidades e competências, as quais são necessárias para responder às exigências atuais de uma sociedade em transformação.

Fonte: http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=247

www.eng.uerj.br/noticias/1303869874-Lancamento+do+Livro+Tecnologia+Concreta+de+Ensino++Uma+Contextualizacao+da+Fisica