Discurso do Prof. Paulo Alonso FEN 50 Anos

Criada em 10/04/2011 23:24 por maperna | Marcadores: DETEL evento fen videos


Discurso do Prof. PAULO SERGIO RODRIGUES ALONSO aos alunos de maior Coeficiente de Rendimento da Turma de 2010, na solenidade dos 50 anos da FEUERJ, na Capela Ecumênica da UERJ em 4 de abril de 2011.

 

Excelentíssimo Sr. Luis Fernando de Souza , Governador em Exercício do Estado do Rio de Janeiro e Vice Chanceler desta Universidade;  Prezada Professora Maria Eugênia Mosconi de Gouvêa, Diretora da Faculdade de Engenharia da Uerj, meus colegas Professores, senhores pais e familiares aqui presentes, meus queridos alunos. 

    Foi com imensa satisfação e alegria que recebi a notícia de que caberia a mim a honra de me dirigir a vocês como alunos homenageados, escolhidos dentre aqueles com maior  Coeficiente de Rendimento de nossa turma de formandos de 2010. Na realidade vocês estão aqui representando todo o nosso corpo discente e todos aqueles que foram graduados em Engenharia nesta casa, ao longo dos seus 50 anos de existência. Eu tenho a honra de me incluir entre estes graduados, pois fui formado na primeira turma de Engenheiros Eletrônicos da UERJ que colou grau em 18 de Dezembro de 1976.     

    Neste momento, queremos agradecer primeiramente a Deus e também a seus pais, amigos, professores e a todos aqueles que de forma direta ou indireta contribuíram para que todos estivessem aqui neste momento de festa.  

    Homenagear a vocês, nesta situação de melhores alunos, traz à minha memória o que foi a minha própria trajetória nesta Casa. Aqui fui aluno e hoje, tenho  33 anos de vida docente. Com muito orgulho, dedico a mesma especial atenção às minhas atividades como profissional da indústria a aos assuntos acadêmicos na nossa Faculdade de Engenharia. Ao longo destes 33 anos, vi passar pelas minhas salas de aula mais de 1200 alunos que se transformaram todos em 2000 amigos. A maior alegria que pode ocorrer a nós professores não é quando somos convidados para  ser Professor Homenageado, Paraninfo ou Patrono de uma turma. Mas sim quando recebemos notícias de sucesso de nossos alunos, quando os mesmos são aprovados nos mais difíceis Concursos Públicos do país, quando registram patentes de inventos desenvolvidos em engenharia ou quando ascendem a posições importantes de comando em nossas empresas públicas e privadas. 

    Não pode haver melhor indicativo da excelência do ensino de Engenharia ministrado nesta casa. Os resultados aparecem a cada semestre e nossos alunos estão  colocados no mercado de trabalho em diversos segmentos produtivos como a indústria de energia, transformação mecânica, construção civil, petróleo e gás natural, papel e celulose automação industrial, meio ambiente, saneamento e muitas outras áreas. 

    Muitos são os que retornam para aprimorar seus conhecimentos em nossos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A excelência na formação de nossos alunos já não é mais apenas uma marca registrada do ensino de engenharia no Estado do Rio de Janeiro. A Faculdade de Engenharia da UERJ voou mais alto e estabeleceu convênios internacionais com outras escolas de engenharia de reputação  renomada como Coimbra e Minho em Portugal, Liége na Bélgica e Praga na Tchecoeslováquia.  

    Muitos de vocês, nossos alunos,  foram para estes convênios e tiveram a oportunidade de estudar engenharia em outras realidades educacionais e culturais. Trouxeram de volta na bagagem uma inestimável experiência internacional, completando naquelas escolas créditos em várias disciplinas. Não é trivial estudar em outro país, numa língua que não é a nossa e ser bem sucedido. Isto é fruto da boa formação que receberam aqui mas muito mais fruto do esforço, dedicação e perseverança de vocês.  

    Hoje, neste dia de festa, onde vocês são distinguidos pela excelência com que completaram os seus estudos, exorto-os a uma reflexão permanente. O Brasil apresenta uma fase de prosperidade e crescimento. Nosso país  começa a aparecer para o mundo despontando de maneira inequívoca como liderança local no Cone Sul e nas Américas e já interferindo em questões medulares da geopolítica do planeta. 

     Vocês estão recebendo agora, no início das suas carreiras, este legado de outros profissionais que deram muito de si para que o nosso país melhorasse os seus indicadores econômicos e sobretudo os sociais, diminuindo os bolsões de pobreza e caminhando em direção a uma distribuição de renda mais justa para todos os brasileiros. Fica aqui o meu conselho para vocês: inspirem-se na própria excelência demonstrada ao longo do curso de Engenharia e perpetuem esta postura e atitude ao longo de toda a vida profissional. Não se conformem com o bom. Persigam o ótimo pois é assim que conseguimos superar barreiras e gerar soluções técnicas inovadoras. Lembrem-se; a engenharia não tem sentido algum se não gerar soluções que se transformem em bem estar para a Sociedade, para a vida dos cidadãos de todas as classes sociais sem distinção.  

    Sejam exigentes consigo mesmos e pensem que se vocês tiveram a oportunidade de estudar por cinco anos numa escola superior pública, a Sociedade espera que vocês a retribuam em troca com algo a mais. Criem, trabalhem se aperfeiçoem sempre e além da excelência técnica, não esqueçam dos grandes valores éticos, humanos e espirituais que forjam o caráter e que certamente receberam no seio das suas famílias.  

    Finalizo com uma  prece a Deus para que ele derrame sobre vocês e suas famílias grandes e abundantes bênçãos. Possa este momento de reconhecimento ser ainda repetido muitas vezes nas suas vidas empresariais já que vocês tem a carreira pela frente.  

    Não esqueçam que esta casa estará sempre de portas abertas para recebê-los a qualquer tempo. Levem consigo o abraço de todos nós, professores, diretores e funcionários. Possa Deus guiá-los sempre em suas vidas na construção do futuro . Sejam muito felizes ! 

    Chamaremos agora cada aluno para entrega desta merecida homenagem.

 

Prof. Paulo Alonso

Semana Comemorativa dos 50 Anos da Faculdade de Engenharia - Cerimônia de Abertura, 4 de abril de 2011, 9h, na Capela Ecumênica da UERJ.

 

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia


» Vídeos: Seminário Comemorativo dos 50 Anos da Faculdade de Engenharia da Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Paulo Sérgio Rodrigues Alonso,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


detel - Depto. de Eng. Eletrônica e Telecomunicações

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1302488698-Discurso+do+Prof+Paulo+Alonso+FEN+50+Anos





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 21/11/13 18:03 Fernando Castro disse:

PArabéns pelo discurso Professor. Fui seu aluno de eletrônica 4 em 2002 na UERJ, e reconhecidamente o senhor é um dos mais sérios e respeitados profissionais que já conheci. Se hoje trabalho na Petrobras devo à esta universidade. Forte abraço

Em 18/04/11 18:31 Eduardo disse:

Homenagem muito justa ao professor Paulo Alonso. Me lembro que a sua empolgação ministrando aulas contagiava a todos. Parabéns e um grande abraço mestre! Do seu aluno Eduardo.