Homenagem Ao Professor Mauro Migon na Abertura da Semana Comemorativa dos 50 Anos da Fen-Uerj

Criada em 05/04/2011 16:53 por maperna | Marcadores: DETEL evento fen PEL videos

Prof. Weber Figueiredo - vice-diretor da FEN e Prof. Mauro Migon

Prof. Weber Figueiredo - vice-diretor da FEN e Prof. Mauro Migon

Homenagem ao professor Mauro Migon na abertura da Semana Comemorativa dos 50 Anos da Faculdade de Engenharia da UERJ, na capela Ecumênica da UERJ em 4 de abril de 2011.

Mauro Migon, jovem prodígio, ainda aluno do curso técnico de Eletrônica da Escola Técnica Federal, atual Cefet, Migon calculou com alta precisão o eclipse total do sol ocorrido em 1966. Dois anos após, estudante do Instituto de Física da Uerj e trabalhando no Observatório Nacional publicou trabalhos científicos sobre astronomia inclusive na Academia de Ciências da Polônia.

Ingressou na Uerj em 1974. Foi professor da primeira turma de eletrônica. Ao ser contratado, em face da sua importância, o então chefe de departamento confessou-lhe que a sua contratação também serviria para calar a boca daqueles que o estavam questionando na chefia do departamento.

Naquela época, Migon ministrava parte de suas aulas no laboratório de eletrônica no prédio da Rua Fonseca Teles nas salas que abrigara o antigo necrotério da Faculdade de Ciências Médicas. Ao anoitecer, diziam, ouviam-se barulhos e passos misteriosos no laboratório. Alguns professores nunca entravam ali sozinhos. Foi naquele espaço que Migon também participou do laudo que condenou ao lixo o primeiro computador comprado pelo Detran do Rio para controlar os semáforos. O equipamento importado carríssimo ficou obsoleto antes de ser usado.

Todo os anos os estudantes sempre o homenageavam, quer fosse como paraninfo, patrono ou outra distinção. Só havia elogios ao querido professor.

Migon é Físico formado pela UERJ, mas foi dos melhores professores da Engenharia Eletrônica. Por diversas razões, não teve oportunidade de concluir seu mestrado, mas foi o verdadeiro mestre na acepção estrita da palavra. Mesmo sem o doutorado, Migon foi doutor em tudo que projetava e lecionava.

Ai início de sua carreira docente, seu pai faleceu e a situação da família ficou difícil. Afinal eram 10 filhos! Migon era o mais velho. Sua mãe, sem condições financeiras de manter a numerosa prole, foi a procura de um orfanato que acolhesse tantas crianças. Migon impediu. Com o seu trabalho de professor e muitas aulas particulares ele assumiu por muitos anos o sustento da grande família.

Esse exemplo de desprendimento e fraternidade também foi uma de suas características no trabalho na UERJ. Sempre disposto a ajudar deu o melhor de si à Faculdade de Engenharia, aos seus alunos e ao convívio com os colegas.

Migon é um grande didata, excelente professor, tecnicamente muito competente, mas acima de tudo uma alma gentil, humilde, generosa, integrante de uma estirpe nobre cuja humildade é proporcional ao brilho de sua intelectualidade e ao brilho de sua grandeza espiritual.

A homenagem é justa. Parabéns Professor Mauro Migon!

Weber Figueiredo

 

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia


» Vídeos: Seminário Comemorativo dos 50 Anos da Faculdade de Engenharia da Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Weber Figueiredo da Silva,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


pel - Mestrado em Engenharia Eletrônica
detel - Depto. de Eng. Eletrônica e Telecomunicações

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1302033187-Homenagem+Ao+Professor+Mauro+Migon+na+Abertura+da+Semana+Comemorativa+dos+50+Anos+da+Fen+Uerj





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 17/01/21 21:38 João Rodrigues disse:

Tive o privilégio de ter sido aluno do Prof. Mauro Migon. Hoje, 50. Anos passados e ao fazer uma pesquisa sobre Matéria Escura, deparo na minha lembrança daquele "rapaz", detentor de um Corcel, que na sua simplicidade demonstrava a nós alunos na ETFCSF, a luz do saber. Tenho pena de não ter tido a modéstia de um ser em tanto aprender com aquele Mestre. Onde esteja, os meus respeitoso cumprimentos. JR

Em 27/07/11 17:27 Moraes, SRB disse:

Gostaria de saber se o professor Mauro Migon tem algum parentesco com um professor da UFRJ chamdo Hélio Migon. (Professor do departamento de Métodos Estatísticos do Instituto de Matemática)

Em 25/06/11 21:08 Marcelino Migon disse:

meu querido irmão, toda essa homenagem é justa e chegou em boa hora, pois nesse pais as vezes as pessoas só são homenageadas quando já se foram, fico feliz por você receber essa homenagem gozando de boa saúde, que deus lhe de muita saúde para você ouvir e ler comentários sobre essa homenagem. um grande abraço. tenha certeza de que todos seus irmâos que você tanto ajudou, estâo felizes por isso e tudo que você foi para nós em todo esse tempo.

Em 02/06/11 18:19 Flávio Pimentel de Lemos disse:

Meu QUERIDO amigo Mauro Migon, me perdoe por não ter comparecido. Só ontem soube dessa pequena homenagem. Pequena porque você é grande demais.Recaba os parabéns e os votos de muitas felicidades de quem tem a frustração de nunca ter sido seu aluno. Um grande abraço e um beijo na careca. FPL.

Em 20/05/11 09:12 ronaldo lessa carrazedo disse:

eu trabalho na mesma empresa que seu irmão marcelino,fui seu aluno na santa ursula.sempre comentei com seu irmaõ que foi o meu melhor professor na faculdade. meus parabens. ronaldo

Em 15/04/11 18:33 LUCINEIDE CAVALCANTE CEZARIO disse:

Prezado Mestre Migon, Parabéns!!! Olá!Sou Lucineide e trabalho com seu irmão Marcelo. Tens a profissão mais honrosa e nobre do mundo. Feliz de quem é teu aluno!!! Que Deus continue iluminando a tua vida! Você com certeza merece esta homenagem e muito mais! Abraço!

Em 13/04/11 19:02 Fernando Bigi disse:

Sou amigo de seu irmão Marcio e conheci alguns de vocês,(talvez você) no casamento de um dos irmãos. Parabéns por essa justa homenagem. Acho muito importante. São muitos os profissionais brasileiros dignos, que doam um tempo precioso de suas vidas, em prol da realização de um trabalho decente, competente, honesto, de qualidade. Poucos são os reconhecidos. Sabemos como é difícil ser professor no Brasil. Sabemos do descaso com que são tratados pelos nossos goovernantes. Por isso a importâcia dessa homenagem. Mais uma vez, parabéns.

Em 13/04/11 13:28 marise ribeiro disse:

oi!"!!! deus nõ podia ter feito melhor´por vc, vc fez por seus pais, seus irmãos e por toda a turma que vc passou, trabalho com seu irmão marcelo, e percebo que vcs são todos genios,que deus te ilumine sempre!!!! cada um com sua habilidade, mas com a determinação de verdadeiros vencedores!!!

Em 12/04/11 22:51 Marcio Migon disse:

Eu concordo com meu irmão Marcelo,tambem tenho muito orgulho de ser seu irmão.Você e' um examplo de carater e honestidade.Você não e so irmão,você e um grande amigo.Parabens.

Em 12/04/11 08:23 Marcelo Migon disse:

Só tenho que agradecer à DEUS pelo irmão que tenho e, por poder fazer parte de sua família, pois eu sou um dos menores.Tenho muito orgulho dele e, se hoje sou o que sou agradeço a ele de coração e tenho a certeza de que todos os outros irmãos estão sentindo a mesma coisa.O respeito e a obediência para com um pai sempre tivemos prante a ele.Parabéns mano Mauro Migon,você merece muito mais!!!!! Um grande abraço,fique com DEUS!!!!!!!