Em Breve, Segunda Edição de Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais

Criada em 03/04/2011 23:45 por maperna | Marcadores: carto fen GEOM

O livro Geomática - Modelos e Aplicações Ambientais - de autoria da professora Margareth Meirelles (FEN-UERJ), Gilberto Câmara (INPE) e Cláudia Almeida (INPE) teve uma procura acima do previsto e está esgotado.

A publicação é referência para usuários e estudiosos de geotecnologia e ciência da informação espacial. Foi o primeiro livro em português a mostrar as mais novas descobertas em teoria e ferramentas de geomática para análise e modelagem de problemas ambientais no ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). É uma obra que divulga novas metodologias e receituário técnico e instrumental tecnológico desenvolvido na Geomática.

Compreende um amplo leque temático, como técnicas de inferência e análise espacial, bancos de dados geográficos, métodos geoestatísticos e modelagem dinâmica espacial. Sempre abordando aspectos teóricos e exemplificações de casos práticos em estudos ambientais. É essencialmente um livro de caráter didático, e destina-se a atuar como tutorial para alunos, professores, pesquisadores e desenvolvedores de aplicativos que atuem nas Ciências da Geoinformação.

O livro foi utilizado na pós graduação do INPE, Geomática da UERJ, COPPE e em universidades e órgaos públicos de diversas instituições no Brasil.

Em 2008 foi indicado para ganhar o premio Jabuti e considerado um dos três melhores livros em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A segunda edição está sendo preparada. Aguardem.

geom - Programa de Pós-graduação em Computação, ênfase Geomática
carto - Departamento de Engenharia Cartográfica

www.eng.uerj.br/noticias/1301885133-Em+Breve+Segunda+Edicao+de+Geomatica++Modelos+e+Aplicacoes+Ambientais