Edital Destina R$ 15 Milhões à Infraestrutura das Universidades Estaduais

Criada em 09/03/2011 23:38 por maperna | Marcadores: edital fen geral

Para criar novas perspectivas para as universidades estaduais fluminenses – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) – a Fundação lançou nesta quinta-feira, 3 de março, uma nova versão do edital de Apoio à implantação, recuperação e modernização da infraestrutura para pesquisa nas universidades estaduais do Rio de Janeiro. Com um total de R$ 15 milhões em recursos, o edital é mais um passo para a recuperação da infraestrutura para pesquisa nas três instituições estaduais.

Lançado em 2009, e agora em sua segunda edição, o programa – inspirado na chamada CT-Infra, da Finep, e resultado de reuniões realizadas com os dirigentes das três universidades – tem prazo para submissão de propostas até 14 de abril. Para inscrever projetos, tanto coordenador quanto vice-coordenador e pesquisadores associados de cada equipe devem ter o grau de doutor ou equivalente, e estar ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta, que deve também apresentar potencial multiplicador para a geração de produtos tecnológicos. As propostas são encaminhadas pelo coordenador da equipe, com a anuência do reitor da instituição e justificativa para seu apoio. No caso de aquisição de equipamentos ou de implantação de infraestrutura, estes devem ter utilização multiusuária e multidisciplinar. Cada proposta inscrita deverá ter o valor máximo de R$ 2 milhões e mínimo de R$ 500 mil. Uma vez aprovado, o projeto deverá estar concluído em até 24 meses, contados a partir da liberação da primeira parcela.

Os recursos do programa financiarão tanto despesas de custeio e de capital, consideradas como indispensáveis à execução do projeto. No primeiro caso, de despesas de capital, poderão ser feitos aquisição de materiais permanentes e equipamentos; e obras de infraestrutura. No segundo, entre as despesas de custeio, estão relacionados os custos com instalações de equipamentos adquiridos com os recursos deste edital; a aquisição de componentes ou peças de reposição para equipamentos; e despesas de importação (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado).

Ruy Marques, diretor-presidente da FAPERJ, vê com entusiasmo o lançamento de mais esta boa perspectiva para a recuperação da infraestrutura para pesquisa nas universidades estaduais: “Quando lançamos a primeira versão do programa, em 2009, ademanda qualificada foi excelente, mas, mais do que isso, serviu para nos mostrar a importância de um olhar diferenciado para o fomento à pesquisa científica e tecnológica nas universidades estaduais. O Conselho Superior da Fundação, à época, não teve dúvidas em apoiar o lançamento do programa, que foi aprovado por unanimidade. Desde a divulgação dos resultados, ainda em dezembro de 2009, tornou-se claro que novas edições do programa deveriam existir, haja vista a grande quantidade de boas propostas que não puderam ser apoiadas. Temos certeza de que, mais uma vez, boas propostas serão apresentadas, e servirão como justificativa para que este programa seja oferecido em novas oportunidades futuras.”

A entrega da documentação impressa das propostas deverá ser feita até o dia 20 de abril. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 12 de maio.

Confira a íntegra do edital Apoio à Implantação, Recuperação e Modernização da Infraestrutura para Pesquisa nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro

© FAPERJ – Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

www.eng.uerj.br/noticias/1299724708-Edital+Destina+R+15+Milhoes+a+Infraestrutura+das+Universidades+Estaduais