Baseado em Imagem de Satélite, Vídeo Produzido no Inpe Mostra o Desastre em Nova Friburgo

Criada em 22/02/2011 00:40 por maperna | Marcadores: fen geral videos


 


07/02/2011

 http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2439


Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, podem ser melhor observados no vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a partir de imagem de satélite aplicada sobre um modelo que confere perspectiva 3D. 

Chamada pelos especialistas de DEM (sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação), a técnica, que reproduz a distribuição espacial das características do relevo, permite um “voo virtual” sobre a região. 

Neste vídeo, foi utilizado o modelo DEM disponível no Google Earth e a primeira imagem sem a interferência de nuvens após o desastre, obtida no dia 20 de janeiro pelo satélite de alta resolução GeoEye. 

A imagem GeoEye processada e analisada pelos técnicos do Instituto foi fornecida pela United States Geological Survey (USGS) via International Charter Space & Major Disasters, um consórcio que reúne instituições e agências espaciais do mundo todo, entre elas o INPE. 

 

http://www.youtube.com/watch?v=Dkn1vhCFspI


Imagens

O INPE apresentou na semana passada um conjunto de imagens que deve auxiliar os trabalhos da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Nestas imagens de alta resolução é possível ver detalhes dos deslizamentos causados pelas chuvas intensas.

Assim que ocorreu a tragédia na região serrana, técnicos do INPE começaram o processamento e a análise de dados de satélites que possam auxiliar nos trabalhos de recuperação. 

Um lote de imagens de média resolução foi entregue à Defesa Civil apenas uma semana depois ao desastre. As imagens de alta resolução, que devem orientar o trabalho de campo da Defesa Civil, foram entregues na última quarta-feira (2/2). 

Em formato menor, para download, algumas destas imagens estão disponíveis na página: 
http://www.dpi.inpe.br/public/MCT_Envento_rio_Jan2011/

 

 

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia


» Maior Tragédia do Brasil Foi na Serra das Araras

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1298346058-Baseado+em+Imagem+de+Satelite+Video+Produzido+no+Inpe+Mostra+o+Desastre+em+Nova+Friburgo





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 08/03/11 18:07 Joe Rego disse:

Deveria haver também pesquisas sobre plantio em região de serra, pois vejo com espanto muita gente plantar bananeiras (sic) Educação agro-econômica poderia ser disseminado entre a população que vive no entorno da Serra. Quem dá o pão dá o ensino, deixa eu educar esse menino... (fragmento de uma música do Gonzagão)...

Em 08/03/11 17:59 Joe Rego disse:

Deveria haver um radar Doppler móvel na região, durante o verão, para rastrear Super Células. O radar seria experimental em parceria com universidades e faculdades da região Serrana do Rio, coordenadas pelo INPE, para inventário local de dados. How about that?