Palestra: Explorando Estocasticidade em Sistemas Multiagentes
Criada em 13/01/2011 02:33 por maperna | Marcadores: eventofen
Resumo: Os maiores desafios em sistemas multiagentes se originam do fato de que agentes têm acesso apenas a informações locais ou informações que são trocadas através de redes de comunicação sujeitas a falhas. Neste seminário, discutimos duas aplicações em que tais limitações estão presentes.
Na primeira aplicação, estocastiticade é introduzida para combater incertezas no ambiente. Inspirados pelo processo de quimotaxia em bactérias, propomos algoritmos que controlam a distribuição espacial de agentes móveis que podem medir a intensidade de um sinal de interesse no espaço mas não possuem sensores de posição. Possíveis aplicações incluem busca, monitoramento ambiental, e distribuição de agentes.
Na segunda aplicação, o nível de estocasticidade num sistema de controle em rede sem fio é visto como uma variável a ser controlada. Mostramos que a alocação dinâmica de capacidade permite um ganho significativo de desempenho de controle com apenas um modesto aumento no uso de recursos de comunicação. Considerando sensores com diferentes limitações, desenvolvemos protocolos de comunicação que buscam um compromisso ótimo entre desempenho de controle e taxa de comunicação.
Palestrante
Alexandre R. Mesquita recebeu os títulos de bacharel e mestre em Engenharia Eletrônica em 2004 e 2006, respectivamente, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos. Recebeu o título de PhD em Engenharia Elétrica em 2010 pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Seus interesses de pesquisa includem sistemas multiagentes, sistemas de controle em rede, sistemas estocásticos híbridos e estocasticidade em biologia.
Local da Palestra:
COPPE/UFRJ Centro de Tecnologia - sala H322 - Ilha do Fundão Rio de Janeiro
(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Todos os campos são obrigatórios
Regras para comentários:
Comentários anônimos serão excluídos;
A postagem de comentários com links externos será excluída;
Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia