Débora Motta Acender uma lâmpada hoje pode ser um gesto simples, mas o leitor talvez não se dê conta, na correria da vida moderna, de como foi longo o caminho trilhado pelos cientistas para o desenvolvimento da eletricidade. Para resgatar o trabalho dos inventores das primeiras máquinas elétricas, no século XIX, e difundir esse conhecimento histórico gratuitamente pela Internet de forma fácil e didática, um projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) contemplado pela FAPERJ no edital Difusão e Popularização da C&T no Estado do Rio de Janeiro criou o Museu Histórico Virtual de Máquinas Elétricas (http://www.dee.ufrj.br/Museu/index.html ). Coordenado pelo professor José Carlos de Oliveira, do Laboratório de Novas Tecnologias para o Ensino da Engenharia Elétrica (Lanteg/UFRJ), o museu eletrônico reúne informações das biografias e das obras de 71 inventores dos principais dispositivos eletromecânicos criados de 1820 a 1890, que deram origem à atual tecnologia das máquinas elétricas. "Esse período é fundamental porque abrange desde a invenção das primeiras máquinas elétricas experimentais até a criação das primeiras máquinas elétricas utilizadas comercialmente", explica José Carlos. As histórias de vida dos cientistas de várias nacionalidades - especialmente da Europa e dos Estados Unidos - envolvidos na produção das 101 máquinas disponíveis no acervo virtual do museu foram o eixo do trabalho. "As biografias contribuíram para selecionar o acervo, observar o desenvolvimento da tecnologia dos dispositivos eletromecânicos e entender os impactos da criação dessas tecnologias na economia e na sociedade do século XIX", conta. "As máquinas foram escolhidas de acordo com critérios como a utilidade que teriam para ajudar na compreensão de fenômenos relativos à eletricidade e a facilidade de manipulação que ofereceriam aos internautas". Um passeio virtual pela história da eletricidade Outro cientista que marcou o desenvolvimento da eletricidade foi o físico e químico inglês Michael Faraday. Em 1931, ele desenvolveu um dispositivo que levaria o seu nome: o anel de Faraday, que também pode ser visto no site. Faraday descobriu que o movimento de espiras (fios enrolados) na presença de um ímã pode produzir eletricidade. "Com este experimento, foi possível verificar que a variação da corrente em um circuito induz o surgimento de uma corrente elétrica no outro circuito", diz José Carlos, lembrando que Faraday desenvolveu o primeiro motor elétrico laboratorial da história utilizando-se do princípio de Oersted, no famoso experimento chamado Copos de Faraday.
Depois de 1831, muitas máquinas elétricas (motores e geradores) foram criadas - por cientistas como Antoine-Hypolliti Pixii, Marcel Deprèz e Jakob Einstein (o tio do famoso pai da teoria da relatividade, Albert Einstein) -, mas todas ainda estavam em fase experimental. Só em 1869 o inventor e mecânico belga Zénobe Gramme construiu o primeiro protótipo de gerador de corrente contínua, que permitiu o seu uso como um motor elétrico. Após aperfeiçoamentos, o equipamento passou a ser explorado comercialmente em 1878. Foi a primeira vez que uma máquina geradora de luz elétrica ganhou escala comercial. "Já em 1889, o croata-americano Nikola Tesla criou o seu primeiro motor de indução. Este acontecimento foi determinante na divulgação da utilização da corrente alternada, permitindo a distribuição da energia por longas distâncias", completa. Pouco tempo depois a corrente al ternada passou a ser usada na distribuição de energia elétrica, pois permite o transporte eficiente através de distâncias mais longas que a corrente contínua. Aprendizagem fácil com recursos da Internet A ideia de criar um museu on-line justifica-se pelas facilidades oferecidas pela Internet. Por meio da realidade virtual, os internautas podem observar em terceira dimensão os detalhes das réplicas das máquinas elétricas durante a navegação, movendo-as em todas as direções a partir de um clique. "A realidade virtual permite uma interface ampla entre seus usuários e o sistema computacional, de modo que eles consigam recriar ao máximo a sensação de realidade, manuseando a máquina em todos os ângulos. É como se estivessem nos laboratórios de seus inventores", diz o engenheiro eletrônico com doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (USP). Outras vantagens do museu virtual são a interatividade e os recursos multimídia. "A tecnologia facilita uma aprendizagem lúdica e permite o manuseio de peças raras, que não é permitido nos museus convencionais", ressalta o professor, que utiliza o sitecomo base para as aulas de história da eletricidade que ministra no Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ. O museu virtual também apresenta vídeos e hipertextos que explicam em uma linguagem leve, acessível mesmo para quem é leigo, o funcionamento das máquinas, informações sobre seus inventores e o contexto em que elas foram criadas. Além de José Carlos, a elaboração do projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, que uniram estudos da engenharia, da história e da computação gráfica. São eles: o coordenador do Lanteg/UFRJ, Antonio Lopes de Souza, os engenheiros eletricistas Sergio Hazan e Walter Suemitsu, também professores da UFRJ, e as historiadoras e pesquisadoras do Lanteg Margareth Martins e Maria Ana Quaglino. "Juntos, trabalhamos com o objetivo de democratizar um pouco mais o conhecimento acadêmico sobre o tema", conclui. © FAPERJ - Todas as matérias poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte. |
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| Em 04/01/11 09:42 Jose Carlos Vilar Amigo disse:Considero o museu uma ideia simples e muito útil para incentivar a criatividade dos alunos e trazer para eles (e para os professores) o espírito científico que iluminou as iniciativas daqueles que colaboraram com o desenvolvimento desta "alma" da vida moderna: a eletricidade. Parabéns pela iniciativa. |