Piada de Português

Criada em 12/12/2010 20:41 por maperna | Marcadores: art fen

Bristol (EUA) - O desafio está lançado. Os últimos resultados dos exames P.I.S.A. (Programme for International Student Assessment) , da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico, comprovam mais uma vez que o ensino no Brasil é um dos mais atrasados do mundo, com nossos estudantes, aos 15 anos de idade, colocando-se bem abaixo da média internacional, em capacidade de leitura, matemática e ciência.

A média internacional em leitura (isto é, compreensão do que está escrito na própria língua) é de 493 pontos, enquanto  nossos estudantes conseguiram apenas 412, bem abaixo de Portugal, com 489. A liderança? Coube aos alunos chineses, com 556.

Em matemática, a média internaciconal é de 496, mas só obtivemos 386, contra 487 de Portugal. Mais uma vez os chineses lideraram, alcançando 600 pontos.

Em ciência, para não fugir à rotina, os chineses levaram o troféu, com 575 pontos, superando em muito a média de 501. Os portugueses ficaram com 493 e nós, brasileiros, com 405.

A pergunta é esta: há qualquer realidade nas ufanísticas e permanentes declarações de nossos governantes e nossa imprensa de que o Brasil está prestes a  se tornar uma potência mundial? Com uma população que, positivamente, não está preparada para enfrentar os desafios de um mundo globalizado, onde é cada vez maior a competição entre países?

Como temos ainda a coragem de rir dos portugueses? A resposta é simples: como um país onde o ensino é precário, estamos mal informados, não temos conhecimento do que se passa no mundo. Assim, rimos da suposta burrice portuguesa, quando eles é que deveriam achar graça em nossa ignorância.

O curioso no teste é que os chineses foram representados por duas regiões distintas: Xangai e Hong-Kong. Xangai liderou em tudo, entre os 65 países,  e Hong-Kong foi a quarta em leitura, terceira em matemática e terceira em ciência. Note-se ainda que Macau, antiga colônia de Portugal, e Taiwan (ex-Formosa, descoberta e batizada pelos portugueses),  também tiveram resultados bem melhores do que o Brasil.

Como melhores do que o Brasil foram os resultados de nosso vizinho Uruguai e da Rússia, nossa companheira no chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). A Índia não foi avaliada.

Quando ouço e leio que a China está prestes a se tornar a maior potência mundial, acredito, porque lá há evidentemente um gigantesco esforço por parte do governo para preparar a população. Quanto ao Brasil, acho que vivemos apenas uma fase de delírio tropical. Nossos sonhos de sermos realmente desenvolvidos e importantes só se concretizarão quando afinal levarmos o ensino a sério e isto parece ainda longe de acontecer.

José Inácio Werneck - Bristol

Publicado em 08/12/2010