Projeto de Orientação Ao Consumidor Busca Recursos

Criada em 24/11/2010 00:46 por maperna | Marcadores: entrev evento fen peamb

O professor Walmir Ribeiro Pinheiro Junior, coordenador do Prodec, programa que promove a educação para o consumo

O Programa de Estudos e Desenvolvimento do Consumidor (Prodec), da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura, é um dos projetos e das ações de cunho social em desenvolvimento na UERJ. Com intuito de promover a educação para o consumo, o Prodec atualmente busca ampliar a captação de investimentos para a realização de suas atividades.

Formado por convênio entre UERJ e PROCON/RJ, o Prodec é um programa cidadão que pretende orientar a sociedade para as relações de consumo, define Walmir Ribeiro Pinheiro Junior, seu coordenador e professor da Faculdade de Engenharia. Criado há 12 anos, o Prodec usa os conhecimentos da própria Universidade para benefíciar a sociedade. “Cada unidade é capaz de trazer alguma informação, tendo em vista que nós temos a excelência acadêmica”, afirma. O programa possui como linhas de serviço cursos, treinamentos, perícias, consultoria, projetos e distribuição gratuita de códigos do consumidor.

Os cursos podem ser oferecidos na UERJ, nas comunidades carentes e in company. Pinheiro explica que os cursos oferecidos na UERJ contam com a participação de docentes que tenham trabalhos relacionados ao consumo. O coordenador explica que, quando os cursos são realizados nas comunidades, há seleção de alunos da UERJ para campanhas nos locais. Além de instrução para o consumo de produtos e serviços, também são oferecidas palestras sobre assuntos como entrevista de emprego, montagem de currículo, alimentos e medicamentos. “A ideia do programa é essa: oferecer o que a pessoa precisa.” Nos casos de cursos in company, Pinheiro diz que as empresas requisitam as aulas de ouvidoria do Prodec visando ao aperfeiçoamento do atendimento e do produto para tornar o consumidor fiel. “Treinamos o consumidor para ser exigente e o fornecedor para melhorar a qualidade do serviço.”

Desde 2007 o Prodec possui uma vertente que vai além do cuidado com as relações de equilíbrio no consumo. O projeto Coordenação e Gerenciamento de Resíduos (Cogere) foi incorporado ao Prodec para incentivar o consumidor e o fornecedor a seguirem as normas de preservação ambiental. O Cogere possui um abrigo para resíduos químicos, biológicos e recicláveis ao lado do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha. “O Prodec agora está completo por tratar não só da relação de consumo, mas também do consumo sustentável”, diz Pinheiro.

O Programa é reconhecido por instituições públicas, privadas e pela sociedade que recorre à instrução do programa. Segundo Pinheiro, “tem gente que pede um código específi co e nós fornecemos. Escolas também costumam pedir”. O coordenador diz que, apesar do notável trabalho do Prodec, os recursos ainda são escassos para o desenvolvimento das ações. “Nossa ideia é utilizar a massa crítica da UERJ para trabalhar. Lutamos para conseguir auxílio.” Os meios de contato do Prodec são 2334-0865, 2334-0864 e prodec@uerj.br.

Fonte: Informe UERJ - Ano XII • Novembro de 2010 • nº 101 - pag. 04

peamb - Mestrado em Engenharia Ambiental

Relevância atual: 5.0 (1 voto | ver detalhes)

Em 26/01/11 12:27 Weber Figueiredo disse:

Trabalho muito interessante este do nosso colega Walmir. Continue avante pois, para o nosso bem, a sociedade necessita aperfeiçoar seus mecanismos de exigência quanto ao consumo de bens e serviços.