Defesa de Dissertação de Pós em Eng. Civil

Criada em 22/10/2010 14:00 por maperna | Marcadores: defesa evento fen geral PGECIV

Comunicação: No dia 22/Outubro/2010 (Sexta-feira) será realizada a defesa da dissertação de mestrado do aluno Bruno Dias Rímola às 14:0h na sala 5002-D da Faculdade de Engenharia da UERJ, FEN/UERJ. Este trabalho de pesquisa diz respeito a primeira investigação realizada sobre o comportamento estrutural estático e dinâmico de plataformas de aço para produção de petróleo, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, PGECIV. A dissertação de mestrado em questão conta com a orientação do Prof. José Guilherme Santos da Silva, DSc. (Coordenador da Área de Concentração de Estruturas do PGECIV) e co-orientação dos Professores Ana Cristina Castro Fontenla Sieira, DSc. (Coordenadora da Área de Concentração de Geotecnia do PGECIV) e Luciano Rodrigues Ornelas de Lima, DSc. (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, PGECIV).

Título da Dissertação: Análise Dinâmica de Plataformas de Aço para Produção de Petróleo com base na Consideração do Efeito da Interação Solo-Estrutura

Resumo:
Atualmente, as tendências competitivas do mercado mundial, têm forçado os engenheiros estruturais a desenvolver soluções de projeto que acarretem em menor peso e custo de execução. Uma consequência direta desta nova tendência de projeto é o aumento considerável de problemas relacionados a vibrações de piso indesejadas. Por esta razão, os sistemas estruturais de pisos podem tornar-se vulneráveis a vibrações excessivas, como por exemplo, aquelas induzidas por equipamentos mecânicos (máquinas rotativas). Deste modo, este trabalho objetiva investigar o comportamento dinâmico de uma plataforma de aço para produção de petróleo, localizada na bacia de Santos (campo de Merluza), São Paulo, Brasil. Para tal, investiga-se a influência das ações dinâmicas oriundas dos equipamentos mecânicos localizados sobre os decks metálicos da plataforma. A resposta dinâmica do modelo estrutural foi determinada através de um extenso estudo numérico, a partir da análise de suas frequências naturais, deslocamentos, velocidades e acelerações de pico. Nesta investigação, as cargas dinâmicas provenientes dos equipamentos mecânicos (máquinas rotativas) foram aplicadas sobre o piso metálico do sistema estrutural. Com base obtenção da resposta dinâmica da estrutura (deslocamentos, velocidades e acelerações), foi possível avaliar a performance do modelo estrutural em termos de critérios de conforto humano e das tolerâncias máximas referentes aos equipamentos mecânicos, de acordo com normas e recomendações de projeto.

Fonte: Prof. José Guilherme Santos da Silva

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia

Ana Cristina Castro Sieira, José Guilherme Santos da Silva, Luciano Rodrigues Ornelas de Lima,

Em 22/10/10 10:51 Weber Figueiredo disse:

Parabéns ao Bruno Dias e aos orientadores José Guilherme e Ana Cristina por mais esta vitória acadêmica.