Os Grandes Desafios da Economia Brasileira
Objetivos
A força motivadora para a realização do Seminário sobre os grandes desafios da economia brasileira é a celebração dos 80 anos de fundação da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), um marco importante no ensino de economia no país. Predominantemente, voltada para o ensino de graduação, recebe duas turmas por ano, com a preocupação de oferecer conhecimentos em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho. Em 2003 a FCE iniciou o seu Curso de Mestrado em Ciências Econômicas, cuja qualidade é assegurada pela sólida formação de seu corpo docente. Um papel importante da pós-graduação é o de oferecer um fórum permanente para o debate de idéias relevante para o país e para o Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, o Seminário proposto é um acontecimento de destaque para propiciar a apresentação e discussão de ideias.
A organização temática do Seminário, com a duração prevista de dois dias, será a seguinte: No primeiro dia, pela manhã, será ministrada uma aula magna, que versará sobre a experiência de desenvolvimento vivida pelo Brasil nos últimos 50 anos e seu significado para o futuro do país. Na parte da tarde, o tema será “O Desafio do Comércio Internacional”. Na manhã do segundo dia, serão abordados os temas “O Estado e o Município no Federalismo Brasileiro” e “Perspectivas do Agronegócio”. Finalmente, na tarde deste dia, será apresentado o tema “O Futuro da Indústria do Petróleo no Rio de Janeiro”. Cada tema será apresentado em duas ou três sessões, o que permite considerar tópicos e enfoques diversos.
O primeiro tema – “O Desafio do Comércio Internacional” coordenado pelo Professor Honório Kume, tem por objetivo avaliar o desempenho e a estrutura das exportações brasileiras nos anos 2000, inclusive a política cambial e seu impacto sobre o crescimento econômico. Constarão as seguintes apresentações: a) A estrutura das exportações brasileiras está sendo desfavorável para os produtos industrializados? Sim; b) Há indícios de doença holandesa no Brasil?; e c) Política cambial, competitividade e crescimento econômico.
O segundo tema – “O Futuro da Indústria do Petróleo no Rio de Janeiro” – coordenado pelo Professor Octávio Augusto Fontes Tourinho, estará voltado para a discussão de aspectos relacionados a potencialidades e os problemas enfrentados pela indústria do petróleo e suas conseqüências econômicas e ambientais. Constará dos seguintes sub-temas: a) O desenvolvimento tecnológico e a produção de petróleo; e b) A distribuição dos royalties do petróleo entre estados e municípios; e, c) Os impactos ambientais da indústria do petróleo.
O terceiro tema – “O Estado e o Município no Federalismo Brasileiro” – coordenado pela Professora Angela Moulin Simões Penalva Santos tem por objetivo avaliar a adequação e descentralização das políticas públicas como instrumento de melhoria de gestão pública. Também inclui novas maneiras de enfrentar velhos problemas. Os dois aspectos a serem abordados nesse tema dizem respeito a: a) O federalismo, a descentralização e a eficiência das políticas públicas; e b) Planejamento urbano e gastos públicos.
O quarto e último tema – “As Perspectivas do Agronegócio Brasileiro” – coordenado pelo Professor Antonio Salazar Pessôa Brandão, estará voltado para uma discussão de aspectos relacionados a potencialidades e problemas enfrentados pela agricultura e do agribusiness no Brasil. Constará dos seguintes tópicos: a) A exportação de commodities e a evolução do agronegócio brasileiro; e, b) o impacto da política agrícola na agricultura brasileira.
Atividades do Seminário*
Dia 19/10/2010 (terça-feira)
9:00 – Inscrições dos participantes
9:30 – Abertura (instalação da mesa de abertura, palavras do Diretor da FCE, do Reitor da UERJ e do representante do Governo do Estado)
10:00 – Aula Magna
11:00 – Abertura ao público para discussões
11:30 – Encerramento
14:30 – Tema ”O Desafio do Comércio Internacional”
Primeiro Apresentador: Márcio Holland (FGV-SP) ou André Nassif (BNDES e UFF) – (30 minutos)
Segundo apresentador: Ricardo Markwald (FUNCEX) ou Rubens Cysne (EPGE-FGV) – (30 minutos)
Terceiro apresentador: Francisco Eduardo Pires (UFRJ) ou Pedro Cavalcanti (EPGE-FGV) – (30 minutos)
Dois debatedores (10 minutos cada) (Professores da FCE)
16:30 – Abertura ao público para discussões
!7:00 – Encerramento
Dia 20/10/2005 (quarta-feira)
9:30 – Tema “O Futuro da Indústria do Petróleo no Rio de Janeiro”
Primeiro Apresentador (30 minutos)
Segundo Apresentador (30 minutos)
Terceiro Apresentador (30 minutos)
Dois debatedores (10 minutos cada)
11:30 – Abertura ao público para discussões
12:00 – Encerramento
14:00 – Tema “O Estado e o Município no Federalismo Brasileiro”
Primeiro Apresentador (30 minutos)
Segundo apresentador (30 minutos)
Dois debatedores (10 minutos cada)
15:10 – Abertura ao público para discussões
15:30 – Intervalo
16:00 – Tema “As Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”
Primeiro Apresentador: Mauro de Rezende Lopes (IBRE-FGV) – (30 minutos)
Segundo Apresentador: Guilherme Dias (USP) ou Geraldo Camargo Barros (ESALQ-USP) – (30 minutos)
Dois debatedores (10 minutos cada)
17:10 – Abertura ao público para discussões
17:30 – Encerramento do Seminário