Direção da Fen Reúne-se Com o Secretário de Ciência e Tecnologia

Criada em 13/07/2010 13:15 por maperna | Marcadores: fen geral

Direção da FEN reúne-se com o Secretário de Ciência e Tecnologia
 
A Diretora e o Vice-Diretor da FEN, Professora Maria Eugênia e Weber Figueiredo, reuniram-se nesta segunda-feira, 12 de julho, com o Secretário e o Sub-Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Engenheiro Luiz Edmundo Costa Leite e Professor João Regazzi, apresentando uma listagem de possíveis áreas de cooperação entre o Governo do Estado e a FEN.

No documento entregue ao Secretário a Direção da FEN declara que: "A Faculdade de Engenharia em seus quase 50 anos de existência tem sido parceira do Estado, já tendo colaborado em diversos projetos, dentre os quais, Imunana Laranjal, Estrada Parque, trabalhos conjuntos com a CEDAE, Secretaria de Ambiente e outros.
 
Hoje, com o crescimento acadêmico da FEN, vizualizamos ampliar a cooperação, que poderá ser desenvolvida tanto sob a forma de projetos, pesquisas ou assessoria técnica direta ao Governo, quanto no estudo de soluções para problemas do Estado através das nossas atividades acadêmicas curriculares, tais como projetos de graduação, dissertações de mestrado ou teses de doutorado.
 
Após consulta aos nossos professores elaboramos, a título de sugestão, a listagem com possíveis áreas de colaboração, a qual poderá ser ampliada caso haja interesse do Governo, incluindo a parceria nos preparativos da infra-estrutura para eventos internacionais que ocorrerão no nosso Estado."
 
O Secretário Luiz Edmundo, demonstrando-se satisfeito com a iniciativa da FEN, disse que algumas das sugestões encaminhadas realmente coincidiam com propósitos do Governo. Fez questão de comentar quase todos ítens da proposta dos professores e falou da viabilidade de cada uma delas. Disse estar criando uma interface entre a sua Secretaria e as Prefeituras onde a FEN-UERJ poderia colaborar na elaboração de projetos básicos de engenharia, uma necessidade dos municípios. Sobre recursos financeiros declarou que, a médio prazo, estará estudando a destinação de verbas para os projetos prioritários.
 
As áreas ou projetos de cooperação sugeridos por professores da FEN e entregues ao Secretário são: Recuperação ambiental e gerenciamento de resíduos; Geoprocessamento; Embarcação automática para lagoas; Linha piloto de ônibus elétrico Campus Maracanã-Fonseca Teles; Eletro-posto com energia solar; Projeto de carro elétrico; Revitalização de espaço na Fonseca Teles; Incubadoras de interesse do Estado-RJ; Museu de ciência e tecnologia; Engenharia civil e estradas; Estruturas metálicas; Obras, urbanismo e engenharia para comunidades;  Solos e encostas; Laboratório de petróleo e gás; Internet sem fio banda larga com telefonia e vídeo; Iluminação pública eficiente; Monitoramento das condições de trânsito usando redes de sensores; Sistema de gerenciamento de placas de trânsito; Avaliação de projetos de governo.

Fonte: DIRFEN



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1279037720-Direcao+da+Fen+Reune+se+Com+o+Secretario+de+Ciencia+e+Tecnologia





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 16/07/10 09:53 Karen de Melo disse:

É de extrema importância aproximações como essa que favoreçam o olhar do Estado à FEN. Mais importante ainda é a garantia da inserção de mais alunos no processo de pesquisa e melhoria contínua de laboratórios que poderão advir de futuras parcerias; pois só dessa forma transformaremos a cultura da antiga universidade que apenas forma profissionais para aquela, não abrindo mão desse papel, que funciona como interventora na sociedade, fortalecendo assim o tripé ensino-pesquisa e extensão.

Em 14/07/10 22:03 allan cascaes Pereira disse:

Considero muito importante a aproximação do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a sua Universidade. Há muitas áreas de cooperação possíveis.adicionalmente, deve ser estimulada a realização de Projetos de P&D em assuntos do interesse do Estado. Paralelamente, é necessário avançar no processo de valorização dos professores com maior experiência.