Alunos da UnB Criam Veículo Elétrico de Coleta Seletiva

Criada em 13/07/2010 03:26 por maperna | Marcadores: ceper fen geral ppgem

Por Francisco Brasileiro, da UnB Agência - Energia limpa e reciclagem do lixo. Duas das principais demandas ambientais unem-se em um projeto de um veículo elétrico, desenvolvido por 23 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Serviço Social e Desenho Industrial. O grupo foi formado a partir de proposta feita por professores da disciplina Projeto Integrador, coordenada pela professora Dianne Magalhães. A ideia ganhou o edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação deste ano e receberá uma verba de R$ 50 mil, a partir de 2011, para desenvolver o carro.

O veículo irá percorrer todo o campus Darcy Ribeiro e terá espaço para um tripulante. A previsão é que o carro comece a circular pela Universidade de Brasília em um ano e meio.“Nessa primeira etapa estamos coletando dados sobre as condições que o veículo terá que suportar ao andar pela UnB e quanto lixo terá que carregar”, explica Moisés Uchôa, aluno do 7º semestre de Engenharia Mecânica da UnB. A previsão é que o veículo possa carregar aproximadamente 500 quilos de lixo.”Isso não seria suficiente para atender toda a universidade, por isso o veículo teria que fazer mais de uma viagem por dia”.

A energia limpa é outro ponto forte do projeto. “O carro elétrico já será menos poluente. Queremos que, além disso, ele seja alimentado por energia solar”, conta Moisés. Os alunos ainda têm muitas etapas a vencer para ver o projeto sair do papel. “Ainda precisamos, por exemplo, dimensionar o tamanho das baterias para elas durarem o tempo que a gente quiser”.

A ideia é encaminhar o lixo coletado para um centro de triagem, que está em processo de discussão por grupo de trabalho do Núcleo de Agenda Ambiental da UnB, e reunirá catadores ligados ou não a cooperativas. “Soubemos da ideia do centro depois que a disciplina já tinha começado. A partir daí, entramos em contato com o Núcleo para trabalharmos em conjunto”, conta Gabriel Marques, formando em Engenharia Elétrica.

Os estudantes animam-se também com a possibilidade de ver seus estudos se concretizarem em um projeto com aplicação real. Eles recebem a orientação dos professores, mas têm liberdade para elaborar o projeto. “É muito bom, pois podemos aprender por conta própria. No resto do curso sentimos falta da parte prática”, conta Rodrigo Brasil, do 6º semestre de Engenharia Elétrica.

Multidisciplinar - O projeto agregou recentemente estudantes de fora das engenharias com a chegada de dois alunos do Desenho Industrial e dois do Serviço Social. “Trabalhar com vários cursos é uma oportunidade de crescimento para todos”, comenta Moisés. A participação dos novos integrantes contará para eles como créditos em projeto de extensão, e não como uma disciplina.

O projeto já estava sendo desenvolvido pelos alunos antes do resultado do edital, que saiu em junho. “A disciplina Projeto Integrador tem uma função didática de reunir vários cursos da FT em torno de uma meta que tenha aplicação na realidade”, explica a professora Dianne Magalhães, da Faculdade de Tecnologia. Além do veículo elétrico outros sete projetos da UnB ganharam o edital: Assessoria em Design para Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros – UnB Cerrado, Direitos Humanos e Gênero: Promotoras Legais Populares, Ópera – Estúdio, Política na Escola, Programa de Apoio ao Hospital Viver Kalunga e  Projeto de Habitação de Interesse Social em Assentamentos Rurais.

ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis
ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica

www.eng.uerj.br/noticias/1279002393-Alunos+da+UnB+Criam+Veiculo+Eletrico+de+Coleta+Seletiva