Uerj Assina Convênio Com a Novaterra

Criada em 09/07/2010 23:31 por maperna | Marcadores: carto curso fen geral

No ultimo dia 24 de maio, a Novaterra e o IGEOG (instituto de Geografia da UERJ) assinaram um convênio de cooperação técnica, cientifica e cultural. O convênio tem o objetivo de promover a troca de experiências e conhecimento, difundir e obter o maior uso das novas tecnologias em geoprocessamento e integrar o estudante às práticas do mercado de trabalho.

A parceria prevê a realização de cursos, desenvolvimento e execução de projetos de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Ambas serão responsáveis pela coordenação e metodologia dos cursos, assim como a realização e desenvolvimento de projetos e treinamento dos alunos.

A UERJ é encarregada da parte educacional e de disponibilizar os laboratórios da IGEOG para a realização dos cursos e projetos. Já a Novaterra é responsável por prover imagens dos satélites e licenças dos softwares Global Mapper e Topocad, dos quais é representante e distribuidora exclusiva respectivamente, e que serão utilizadas no desenvolvimento dos estudos.

O primeiro curso a ser realizado será intitulado: “O espaço desde o espaço – As tecnologias e as ciências sociais”. As aulas serão ministradas por renomados professores com grande experiência na área e abordarão os seguintes temas:

Temas: 
     
       Tecnologias Digitais de Geoprocessamento (Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro - UERJ)

Geotecnologias; Geoprocessamento: definição e princípios; Dados espacias: armazenamento e recuperação Informação e análise geográfica; Cartografia digital:noções gerais; Representações cartográficas em diferentes áreas.

       Banco de Dados Geográficos (Prof. Carla Madureira - UFRJ)

Conceitos e caracterização dos bancos de dados geográficos; Objetos e campos; Tipos de georreferenciamento de dados; Estrutura de dados tabulares; Modelagem de dados espaciais; Consultas por atributos e espaciais; Metadados e dicionário de dados

       Sistemas de Informações Geográficas (SIG) (Prof. Stela Procópio - UERJ) 

Sistemas de Informações Geográficas no contexto das geotecnologias; Estrutura de dados gráficos; Tipos de dados (temático, cadastral, MNT e imagem); Entrada de dados em SIG; Visualização de dados em SIG; Análise espacial de dados geográficos

       Sensoriamento Remoto (Profs. Maria Elena Iannarelli - UERJ, Eduardo Negri- INPE e Celia – UFRJ)

Sensoriamento Remoto; Definição; Princípios de Sensoriamento Remoto orbital; Sistemas sensores, Importância da reflectância espectral dos alvos; Interpretação das imagens de satélite; Uso de imagens de satélites em diferentes áreas social ,econômica e jurídica; Sensoriamento Remoto e sua aplicação em Agrometeorologia e Oceanografia econômica e industrial; Futuro dos produtos de Sensoriamento Remoto orbital e suas aplicações nas Ciências Sociais.


    Inscrições abertas pelos telefones: 
21 3167-3006 / 2224-6861

    Data: 

Início do curso dia 21 de agosto (aulas aos sábados)

    Local:
UFRJ / IGEOG - Campus Maracanã

Para maiores informações sobre os cursos e convênios educacionais entre em contato com a Novaterra.

 

Fonte: Prof. Dr. Gilberto Pessanha Ribeiro


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


carto - Departamento de Engenharia Cartográfica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1278729069-Uerj+Assina+Convenio+Com+a+Novaterra





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.