Finep Aprova R$ 3,6 Milhões Para Prédio de Laboratórios na Fonseca Teles

Criada em 29/06/2010 15:28 por mmc | Marcadores: edital fen imp

A FINEP aprovou, na avaliação do mérito, a proposta de financiamento no valor de R$ 3.662.827,00 para construção de prédio no Campus Fonseca Teles, Bairro São Cristovão, visando a abrigar os futuros laboratórios dos cursos de pós-graduação do CTC, dentre os quais os da Faculdade de Engenharia.

A Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA - PROINFRA 01/2009 destinou um total de total de R$ 7.268.174,00 à UERJ, dos quais 50,4%  para o projeto de Construção da Infraestrutura Física dos Laboratórios dos Programas de Pós-Graduação do CTC.

Na avaliação da Pós-Graduação pela CAPES, a expansão dos Laboratórios é uma recomendação constantemente enfatizada para melhoria dos conceitos dos cursos. Partindo dessas premissas foi executado um trabalho de planejamento contemplando as Pós-Graduações do CTC/UERJ tendo como foco sua integração em um espaço comum. O planejamento deste espaço foi feito com base em rigorosas normas de segurança, conforto para os usuários e eficiência energética.

O projeto foi concebido dentro de padrões de sustentabilidade ambiental e terá como conseqüência a criação de um ambiente que servirá como vitrine permanente para exposição das mais recentes técnicas de economia energética, aproveitamento de águas pluviais, eficiência de uso de elevadores, iluminação e climatização, além de técnicas para tratamento de efluentes e resíduos tóxicos.

Com a implantação dos laboratórios espera-se dar mais um passo para a consolidação de um novo pólo de pesquisa no Estado do Rio de Janeiro o qual servirá para formação de profissionais que participarão no desenvolvimento científico e tecnológico de ponta.

Segundo o coordenador do projeto, professor Pedro Velasco, o prédio terá um pavimento térreo para equipamentos laboratoriais pesados e mais seis pavimentos superiores. A área total será de 1320m2, sendo  700m2 referente ao módulo 1 e 620m2 ao módulo 2.

Concebido para execução em 3 etapas distintas, a etapa 1 abrange a construção das fundações dos módulos 1 e 2, a laje e paredes de reação, o muro de contenção e a construção dos pisos 0 e 1 do módulo 1. Com a aprovação do presente financiamento, a etapa 1 será finalizada e habitada. As etapas 2 e 3 poderão ser continuadas sem interferir na etapa 1. A etapa 2 compreende a continuação da construção do módulo 1 (pisos 2 a 6) e o início do módulo 2 (pisos 0 e 1). A etapa 3 consiste na finalização do módulo 2 (pisos 2 a 6).

Integram o projeto os seguintes professores do CTC: Alberto Franco de Sá Santoro (IF), Ana Cristina Castro Fontenla Sieira (FEN), André Massafferri Rodrigues (FIS), Antônio José da Silva Neto (IPRJ), Carlos Antônio de Moura (IME), Cristiana Barbosa Bentes (FEN), Cyro Alves Borges Júnior (FEN), Daniel Gustavo Barci (FIS),  Denise Maria Soares Gerscovich (FEN), Eduardo Vasquez Corrêa Silva (FAT), Elisabeth Ritter (FEN), Evandro da Silveira Goulart (FEN), Fabiana Carvalho, Flávio Joaquim de Souza (FEN), Francisco Duarte Moura Neto (IPRJ), Francisco José da Cunha Pires Soeiro (FEN), Gandhi Giordano (FEN), Germano Amaral Monerat (FAT), Gil de Oliveira Neto (IPRJ), Gustavo Mendes Platt (IPRJ), Hélio Pedro Amaral Souto (IPRJ), João Alberto Ferreira (FEN), João Flávio Vieira de Vasconcellos (IPRJ), Jorge Luis Nunes e Silva Brito (FEN), José Carlos Penna de Vasconcellos (FEN), José Guilherme Santos da Silva (FEN), Luciano Rodrigues Ornelas de Lima (FEN), Luciene Pimentel da Silva (FEN), Luiz Carlos Garcia de Andrade (IF), Luiz Biondi Neto (FEN), Márcia Marques Gomes (FEN), Marcus Peigas Pacheco (FEN), Maria de Fatima Alves da Silva (IF), Maria Elizabeth da Nóbrega Tavares (FEN), Marília Garcia Diniz (FEN), Nilson Antunes de Oliveira (FIS), Norberto Mangiavacchi (FEN), Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco (FEN), Ricardo Miyashita (FEN), Ricardo Rodrigues de Araujo(FEN), Rogério Martins Saldanha da Gama (FEN), Roseli Suzi Wedemann (IME), Santiago Esteban Perez Bergliaffa (IF), Sebastião Arthur Lopes de Andrade (FEN), Sheila Regina Murgel Veloso (FEN), Silvio Paolo Sorella (FIS), Ubirajara Aluízio de Oliveira Mattos (FEN), Vitor Emanuel Rodino Lemes (IF), Wagner de Paula Carvalho (IF).

Fonte: DIRFEN

www.eng.uerj.br/noticias/1277836081-Finep+Aprova+R+3+6+Milhoes+Para+Predio+de+Laboratorios+na+Fonseca+Teles

Em 02/07/10 11:41 Bruno Rhuan J. de Oliveira disse:

O Fonseca Teles é um otímo espaço porém, peca por não ter um meio de transporte entre o mesmo e o Campus Maracanã pois, não existe uma viação de onibus que faça a ligação entre ambos. O mais próximo é o onibus nº 665 que tem seu ponto próximo ao colégio militar. Esse fato acredito desistimule aos alunos realizarem atividades no Fonseca Teles.

Em 29/06/10 16:26 Weber Figueiredo disse:

Parabéns aos professores Pedro Velasco, Luciano, Ricardo e a todos que participaram ativamente do projeto.