Edital do Programa Novos Talentos

Criada em 10/06/2010 12:36 por mmc | Marcadores: edital fen

A Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES tem o prazer de anunciar o lançamento do Edital do Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares: Investindo em Novos Talentos da Rede de Educação Pública para Inclusão Social e Desenvolvimento da Cultura Científica, doravante denominado Novos Talentos e convida as Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES a participarem com propostas que trabalhem com desenvolvimento e inovação tecnológicos e científicos, por meio de atividades extracurriculares para alunos e professores das escolas da rede pública de educação básica.

Veja folheto abaixo e anexo e visite o link para mais informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3857-programa-novos-talentos

Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares:

Objeto

Apoiar a realização de atividades extracurriculares – cursos, oficinas ou atividades equivalentes – no período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. Os alunos do Ensino Médio e Fundamental e os professores da rede pública participarão das atividades sob a orientação de um professor qualificado e/ou um aluno de pós-graduação stricto sensu.

Objetivos Específicos

Tornar o conhecimento científico acessível a professores e estudantes da educação básica da Escola Pública; capacitar esses professores e estudantes a dar prosseguimento ao aprendizado, de modo continuado; estimular programas das escolas públicas que levem à melhoria das condições de aprendizagem e à socialização dos jovens; despertar vocações em estudantes de baixa renda para carreiras tecnológicas e científicas, propiciando sua preparação para o acesso nos cursos das IES públicas; capacitar professores da rede pública com vistas ao seu desenvolvimento profissional; oferecer oportunidades de aprimoramento aos participantes que se destacarem nas atividades extracurriculares oferecidas; incentivar a produção de metodologias, estratégias e materiais didáticos inovadores; e viabilizar maior interação entre o meio acadêmico com as escolas públicas de educação básica.

Quem Participa?

Poderão apresentar propostas Instituições Publicas de Ensino Superior. As propostas poderão configurar composição de projetos em rede, estabelecendo conexões com grupos associados, que são outras instituições de ensino superior – inclusive instituições públicas e privadas – ou, ainda, centros de pesquisa, empresas públicas, centros e museus de ciência e outros núcleos que trabalhem com desenvolvimento e inovação tecnológicos e científicos e que poderão associar-se ao Grupo Proponente como participantes do projeto.

Período de Inscrição

As propostas serão aceitas até 23 de julho de 2010. O Edital completo está publicado no site http://www.capes.gov.br/editais/abertos/.

Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da CAPES

novostalentos@capes.gov.br