Kombi modificada utiliza baterias e Motor
elétrico
Nem a velha Kombi escapou da onda elétrica que é a
bola da vez nos centros universitários de engenharia.
A Uerj e o Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) converteram
uma Kombi comum à propulsão elétrica. O antiquado Motor a ar
1.6 deu lugar a um trem de força capaz de desenvolver 30 cavalos. No
total, 20 baterias foram ligadas em série para alimentar a perua, que
usa uma tomada comum de 200 V para recarregar os acumuladores. Segundo
informações da faculdade, a velocidade máxima é de 80 km/h. Não há
transmissão e, o mais curioso, o nível de ruído é praticamente zero,
limitando-se ao rodar dos pneus. O projeto experimental não tem
pretensões de chegar ao mercado. Trata-se de um exercício universitário
para trazer know-how à engenharia brasileira.
Fonte: por Ulisses Cavalcante, do Rio de Janeiro (RJ) | Revista ZAP Carros
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