Seminário Sistemas Inteligentes de Transportes - 24 e 25 de Maio - Rio de Janeiro - Participe!

Criada em 17/05/2010 14:05 por mmc | Marcadores: evento fen

24 e 25 de maio
Centro de Convenções Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
Praça XV de novembro, 20 – Centro

Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016 impõem a implantação de Sistemas Inteligentes do Transporte como opção para melhoria da mobilidade urbana, aumento da segurança e da fluidez do trânsito.

A realização de dois eventos internacionais de grande repercussão – a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016 – acendeu a luz amarela para a situação precária do trânsito na cidade do Rio de Janeiro. Não dá para imaginar, por exemplo, uma final de Copa do Mundo sem a torcida internacional e brasileira, que ficou presa em um engarrafamento. Assim, já são estimados investimentos de R$ 7 bilhões em obras para os próximos anos para atender as especificações dos Comitês Olímpicos, e ainda assim sem a certeza de uma solução definitiva.

O momento é propicio, então, para se planejar a implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte, já que esta alternativa poderá contribuir para minimizar os problemas do transporte no Rio de Janeiro e das outras cidades que irão abrigar os eventos e poderá permanecer como um legado para a população.

Os instrumentos tecnológicos conheceram, nas últimas décadas, um desenvolvimento acelerado, disponibilizando inéditas funcionalidades cujas utilizações exigem novas sensibilidades e novas percepções para os governos e a sociedade. No que toca ao mundo da engenharia de transportes, a adoção de Sistemas Inteligentes de Transporte – ITS – ao lado de uma infinidade de vantagens e ganhos que proporciona para muitos, se coloca, igualmente, como a nova racionalidade da integração regional. Os Órgãos Executivos na área de transporte vêm procurando alcançar uma elevada capacidade de inovação a partir de mecanismos que possibilitem o controle da frota e a gestão do transporte.

Os Sistemas Inteligentes de Transporte através da união da telemática e de ferramentas de controle representam novos meios de se pensar na mobilidade urbana. A utilização eficiente dessas tecnologias tem gerado resultados satisfatórios, promovendo a redução de congestionamentos e dos tempos de viagem, melhoria na qualidade do ar pela redução da emissão de poluentes, possibilidade da indicação de rotas alternativas, o aprimoramento dos níveis de serviço e aumentado a produtividade, a confiabilidade e a segurança dos sistemas de transporte.

Dentro desse contexto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através da Coppe - Programa de Engenharia de Transportes (PET), e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ promovem, em parceria com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, o Seminário Sistemas Inteligentes de Transporte – Papel Estratégico para a Mobilidade Urbana, nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenções Bolsa de Valores (RJ). Além de criar oportunidade para debater o posicionamento do Rio de Janeiro para implantar instrumentos inovadores e confiáveis de gestão do transporte e de seu desenvolvimento, o evento vai reunir empresários executivos, técnicos e dirigentes do setor de transporte, governo e profissionais de engenharia para analisar as possíveis soluções e projetos integradores que otimizem e modernizem o transporte urbano. O objetivo é avaliar o impacto da implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte na economia brasileira e os efeitos diretos e indiretos na engenharia e na indústria nacional, através do aumento de encomendas, desenvolvimento de serviços e da geração de empregos.

Para se inscrever basta preencher a ficha em anexo e encaminhar para:

Para informações adicionais – 21 2262-9401/2215-2245

DESCRITIVO
Profissional de nível superior e técnico
Estudantes*
* Vagas limitadas para estudante (50 lugares)

Fonte: UFRJ / COPPE-PET / Planeja & Informa Comunicação e Marketing

www.eng.uerj.br/noticias/1274115922-Seminario+Sistemas+Inteligentes+de+Transportes++24+e+25+de+Maio++Rio+de+Janeiro++Participe+

Em 03/04/11 17:59 Marcio Nigro disse:

Excelente iniciativa! Acredito que a carona aos estádios deverá ser um modo inteligente de fazer com que muitos motoristas se tornem passageiros. Iniciativas de caronas devem ser divulgadas http://www.caronetas.com.br/