Discurso de Formatura da Turma de Engenharia de Produção da Uerj de 2009 - Prof. Ricardo Miyashita - Patrono da Turma

Criada em 01/02/2010 12:33 por mmc | Marcadores: fen geral

Prezados formandos do Curso de Engenharia de Produção da UERJ,

Prezada Diretora da Faculdade de Engenharia, profa. Maria Eugenia Mosconi,

Prezado Paraninfo, Prof. Carlos La Plata,

Prezados Professores homenageados,

Prezados pais, familiares e demais membros da platéia,
 

Boa noite.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite para ser o patrono da turma de formandos. É uma grande honra, principalmente porque este convite partiu de um conjunto de alunos com que tive oportunidade de conviver por alguns anos, ao longo de várias disciplinas, interagindo com eles na qualidade de coordenador do curso, e porque considero esta turma como uma das mais talentosas e esforçadas da ainda breve história do Curso de Engenharia de Produção da UERJ.

Peço licença  à platéia para dirigir este discurso mais diretamente aos formandos, que são a causa de estarmos aqui reunidos nesta memorável noite. Dirigir-me-ei a eles como se tratasse de mais uma aula, neste caso a última deste curso que termina nesta noite. Na verdade, gostaria de dirigir-lhes alguns últimos conselhos, impelido pelo meu papel de educador e inspirado na definição clássica que prega que “educar é preparar para a vida”.  Pois bem, alunos, agora, vocês deixam a “vida” de estudante universitário para assumirem uma nova e importante etapa, que é a “vida” profissional como engenheiros e como futuros líderes na sociedade.

Alunos e futuros engenheiros: já nas aulas eu lhes ensinei que uma das competências básicas do engenheiro de Produção é a de Projetar, ou seja, planejar, gerenciar e implementar projetos de processos, produtos e serviços. Agora que estão prestes a se formar, meus caros alunos, proponho-lhes um novo desafio, que pode preencher todas as suas existências. Preocupem-se em aplicar esses conhecimentos no principal projeto que têm no futuro, as suas próprias vidas, construindo um “Projeto de Vida” de valor.

Como bons engenheiros, sistematizemos as partes desse projeto. Comecemos pelos objetivos.

Todo projeto tem um escopo, um objetivo definido que o norteia. O Projeto de Vida do engenheiro tem no seu escopo duas vertentes: ao mesmo tempo que busca o desenvolvimento pessoal visa também o Bem Comum da sociedade.

O gerenciamento dos projetos aplica conceitos de Qualidade. Em certa ocasião, meio de brincadeira meio a sério, dizia-lhes que, com alguma frequência, vocês, como engenheiros de produção, seriam acusados pelos colegas de trabalho de serem “os chatos” da empresa. Sim, isso mesmo, chatos, porque uma das características do engenheiro de produção é a de promover a melhoria contínua. Não se contenta em deixar as coisas como estão. Quer mais produtividade na linha de produção. Quer maior nível de satisfação no serviço ofertado. Propõe continuamente mudanças, melhorias: em resumo, propõe continuamente inovações. Pois bem, na “vida” de vocês, o mesmo. Não se contentem com o que vocês são hoje. Procurem a cada dia ser melhores profissionais, melhores colegas, melhores amigos dos seus amigos, melhores filhos de seus pais, melhores cidadãos...

Vocês devem se lembrar como nas minhas aulas eu alertava a vocês sobre a responsabilidade social do engenheiro. Os projetos gerenciados por vocês têm impactos sociais que devem ser considerados de um ponto de vista ético. O mesmo no projeto de vida de vocês. Pensem nas pessoas com quem se relacionam no trabalho. Mas pensem também nos amigos, na família (a célula básica da sociedade). Sejam pessoas que procuram ter um impacto positivo nos demais. Sejam amigos leais. Sejam profissionais justos, dando a cada um o que lhe é devido. Sejam íntegros, não aceitando nenhuma proposta de corrupção. Escolham com prudência, procurando fazer o que é o certo em cada momento, e não o que é mais fácil ou só o que traz mais benefício pessoal. Se todos agirem assim, o mundo pode se tornar melhor, pelo menos no círculo de pessoas que os cerca.

Gostaria de retomar o assunto que tratava em uma de minhas aulas, sobre a importância de pensar nos demais. Com o passar do tempo vocês naturalmente galgarão postos nas empresas em que estiverem colocados. Estão prestes a se tornarem líderes. Mas o verdadeiro líder é aquele que lidera servindo ou, como vale aqui inverter a frase, aquele que serve liderando. Há uma história que ilustra bem esse espírito. Tratava-se de uma pessoa que queria passar por uma porta, mas ela estava fechada. Virou a fechadura, puxou a porta no início suavemente e depois com muita força, sem êxito. Até que alguém lhe revelou o segredo: a porta (que simbolizava a felicidade) era uma porta que só se abria para fora. Pensem nisso: só alcançarão a felicidade no projeto de vida de vocês, se pensarem para fora, nos outros, na sociedade, no Bem Comum, em como realizar um bom trabalho em benefício dos demais.

Gostaria de lembrar que todo projeto envolve riscos e a superação de dificuldades.  Sobre dificuldades, vocês entendem bem. Quantas noites mal dormidas para estudar para as provas! (Cálculo, Física, MecTec, Métodos Quantitativos, Eletrotécnica, PCP). Quantos finais de semana sem sair com os amigos para preparar os trabalhos! (Engenharia do Trabalho, Planejamento Financeiro, Projeto do Empreendimento, Projeto do Produto e Serviços). Vocês superaram todas essas dificuldades. Alerto que muitas outras dificuldades ainda surgirão antes de alcançar a meta do projeto de vida de vocês. Um dos principais aprendizados desse curso, mais do que o conhecimento teórico, foi ter adquirido essa capacidade de superar obstáculos e dificuldades. E é por isso que eu lhes aconselho: perseverem nas lutas. Lutem até o final. Não desistam e encontrarão a realização pessoal no fim deste projeto de vida.

É uma feliz coincidência que essa formatura esteja ocorrendo no dia 25 de janeiro, data em que se comemora a Festa de S. Paulo, que em suas famosas cartas traz mensagens positivas para este tema da melhoria pessoal. Permitam-se citar um trecho, que tem maior força por estarmos a poucos metros do Maracanã, futuro palco de eventos esportivos de grande vulto, a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio de Janeiro. Diz o Apóstolo: “Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais”. (I Cor 9, 24). Pois bem, meus alunos, implementem esse projeto de vida com ânimo esportivo. Coloquem empenho, garra e coração em tudo o que fizerem, com ânimo de superação pessoal.

Esta era a pequena aula que pretendia lecionar hoje para vocês. Como vêem, foi bem mais curta do que as que costumávamos ter durante o curso.

Chega a hora de terminar o discurso. Agora, a aplicação desses conhecimentos no projeto de vida pessoal cabe a vocês. Gostaria de dizer que se precisarem, vocês podem contar com minha ajuda, pois se no início desse relacionamento era somente um professor, agora estão prestes a se tornarem profissionais em pé de igualdade na qualidade de engenheiros como eu. E prontifico-me a ir mais além: podem contar comigo não somente como colega de profissão, mas também como um amigo.

Gostaria de desejar os meus mais sinceros parabéns a vocês e a seus familiares. Obrigado!

Boa noite.

 

Ricardo Miyashita - Patrono da Turma de Formandos de Engenharia de Produção da UERJ

25 de janeiro de 2010
 

Fonte: Direção da FEN/UERJ



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1265034793-Discurso+de+Formatura+da+Turma+de+Engenharia+de+Producao+da+Uerj+de+2009++Prof+Ricardo+Miyashita++Patrono+da+Turma





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.