Consul Geral da França no Rio de Janeiro, Hugues Goisbault e Prof. Nival Nunes acompanhado da esposa, Profa. Celi. À direita, autoridades consulares e o Padre Jesus Hortal, Reitor da PUC.
Foto: Divulgação
"Estamos hoje reunidos porque a República Francesa quer prestar homenagem a um homem que se dedica diariamente à mais bela das causas, a da educação e formação das jovens gerações."
Com essas palavras o Consul Geral da França no Rio de Janeiro, Sr. Hugues Goisbault, iniciou a cerimônia de condecoração do Professor Nival Nunes de Almeida com uma das mais prestigiosas distinções honoríficas outorgadas pelo Governo Francês, segundo declaração do próprio Sr. Hugues, o diploma de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas.
A cerimônia ocorreu em 08 de dezembro de 2009 na residência oficial do Consul da França no Rio de Janeiro. O homenageado, Professor Nival Nunes, Diretor da Faculdade de Engenharia no período 1994-99 e Reitor da UERJ no período 2004-07, foi laureado pelo Governo da República da França com essa comenda em virtude do seu trabalho de incentivo à cooperação acadêmica e científica entre Brasil e França desenvolvido à época onde exercia as funções de reitor da UERJ e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.
Estiveram presentes à cerimônia autoridades consulares, colegas e amigos do professor Nival. Os brasileiros que fizeram uso da palavra, ratificaram o acerto do Governo Francês em condecorar o prof. Nival, o qual, além de ter colaborado para aproximar as duas nações através do conhecimento, sempre foi um engenheiro e professor dedicado a promover as melhores ações em favor da engrandecimento do ensino e pesquisa nas instituições onde esteve dirigente.
A íntegra do pronunciamento do Consul Geral, segue abaixo.
Entrega das Palmas Acadêmicas ao Professor Nival Nunes de Almeida
Terça-feira, 8 de dezembro de 2009, 20h
Fico muito feliz em recebê-los esta noite para a entrega do diploma de Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas ao Doutor Nival Nunes de Almeida, Professor Universitário. Estamos hoje reunidos porque a República Francesa quer prestar homenagem a um homem que se dedica diariamente à mais bela das causas, a da educação e formação das jovens gerações.
Caro Professor Nival, seu trabalho a serviço das relações entre nossos dois países o torna merecedor de um reconhecimento particular da França : receber as insígnias de cavaleiro na Ordem das Palmas Acadêmicas.
Esta ordem festejou em 2008 o seu bicentenário; de fato, em 1808, um decreto napoleônico criou a Universidade Imperial e instituiu as Palmas Universitárias que se tornaram as Palmas Acadêmicas. Esta condecoração é hoje uma das mais prestigiosas outorgadas em nosso país.
A um estrangeiro, as Palmas Acadêmicas distinguem o compromisso de uma pessoa em favor do desenvolvimento dos laços com a França em seu campo de atuação.
Por ocasião de uma entrega de diplomas, é hábito relatar de modo exaustivo a carreira do homenageado ; no seu caso, estamos diante de uma tarefa complexa ! Vou tentar resumir !
O Sr. é diplomado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Ficab (Faculdades Integradas Castelo Branco) e fez seu doutorado em Engenharia Elétrica no prestigioso centro de formação de engenheiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a COPPE. Em seguida, obteve uma especialização em matemática na Universidade Cândido Mendes.
O Sr. exerceu as funções de Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de 2004 a 2007. Na época, o Sr. foi o mais jovem reitor da História dessa Universidade. Nesse posto, o Sr. contribuiu para desenvolver a cooperação universitária entre a UERJ e a França. Quando deixou esse posto, no final de 2007, não menos do que 24 Acordos de cooperação ligavam a sua universidade a universidades francesas, o que tornava a França, neste âmbito, o primeiro país em termos de cooperação internacional. O Sr. presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras em 2006 e 2007 e é Membro do Conselho Estadual de Cultura, há vários anos.
Professor nesta mesma universidade, o Sr. contribui hoje para o desenvolvimento da pesquisa e da cooperação entre nossos dois países.
O que sobressai nesse percurso professional, sob muitos aspectos exemplar, é o seu compromisso com a cidadania : ele foi sempre uma parte integrante do seu traballho de educador. Ele está no cerne da sua ação e demonstra o seu interesse em fazer avançar as coisas. O Sr. colocou a sua universidade no centro da reflexão sobre a educação no Brasil. E, se hoje o debate evoluiu, o Sr. é em parte responsável. O Sr sempre defendeu o acesso à educação no âmbito de um grande serviço público. E nisso também, o Sr. está próximo da tradição republicana francesa.
Para terminar, eu diria que, como toda distinção, como toda condecoração, e com mais forte razão quando se trata de uma das mais prestigiosas do nosso país, as Palmas Acadêmicas são em primeiro lugar um reconhecimento, uma marca de consideração, fonte de legítimo orgulho, mas igualmente um incentivo para o Sr. prosseguir em suas ações exemplares que permitem que o saber seja compartilhado e dão testemunho dos seus valores pessoais.
Sua ação é mais do que nunca indispensável. E quando uma ação é exemplar, por uma razão ou outra, ela deve ser recompensada e homenageada .
Dessa forma, eu lhe transmito os meus mais calorosos cumprimentos pela comenda que lhe é entregue hoje.
Caro Nival Nunes de Almeida, em reconhecimento por sua ação a serviço da educação, em nome do Ministro da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa e em virtude dos poderes que me são conferidos, eu lhe transmito as insígnias de Cavaleiro na Ordem das Palmas Acadêmicas.
Hugues Goisbault
Consul Geral
Fonte: Direção da FEN