Defesa de Dissertação de Mestrado: Análise Multitemporal do Crescimento Urbano Com Suporte de Imagens Históricas e Sig: Estudo de Caso de Macaé, RJ

Criada em 27/09/2009 18:02 por maperna | Marcadores: carto defesa evento fen GEOM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

FACULDADE DE ENGENHARIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO – GEOMÁTICA

Defesa de Dissertação de Mestrado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação (PGEC) comunica que, no dia 08/10/2009 (5a feira), na sala 5033-D, às 9h, o aluno Leonardo Scharth Loureiro Silva, apresentará a sua defesa de Dissertação de Mestrado intitulada “ANÁLISE MULTITEMPORAL DO CRESCIMENTO URBANO COM SUPORTE DE IMAGENS HISTÓRICAS E SIG: ESTUDO DE CASO DE MACAÉ, RJ”.

Banca:

Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro, D.Sc., UERJ (Orientador)
Profa. Sonia Vidal Gomes da Gama, D.Sc., UERJ

Prof. Alexandro Gomes Facco, D.Sc., UFRRJ

Resumo da Dissertação:

O crescimento desordenado das cidades favorece o surgimento de cenários urbanos que não asseguram aos cidadãos necessidades básicas reconhecidas pela Constituição Brasileira. A descoberta e exploração de petróleo na Bacia de Campos a partir de 1974 fez com que o município de Macaé (RJ) sofresse profundas mudanças em sua configuração espacial, acompanhadas de acelerado aumento e concentração populacional. O objeto da presente pesquisa consiste no desenvolvimento de aplicação apoiada por um Sistema de Informação Geográfica (SIG), possibilitando mapeamento temático dinâmico, com foco principal no acompanhamento multitemporal do crescimento urbano, localizado na zona litorânea desse município e em suas proximidades. Foi utilizada uma série histórica de imagens, composta por sete épocas, relativas aos anos de 1956, 1966, 1976, 1989, 1999, 2001 e 2004. Foi realizado processamento digital das imagens aerofotográficas e do sistema Quickbird, com o propósito de validação do potencial do SPRING, com exploração pautada nas etapas de segmentação e classificação supervisionada. Foram obtidos resultados referentes ao crescimento da área urbana do município, dentro de um período de 48 anos, aproximadamente. O SPRING se apresentou como ferramenta importante nesse processo, com potencial na classificação supervisionada de imagens de alta resolução espacial destinado a estudos importantes para a gestão de cidades. Foi observada efetiva possibilidade de aplicação em fases do plano diretor e atividades relativas a projetos executivos, tanto em seu planejamento, como em sua execução.

Palavras-chaves: Análise multitemporal. Sistema de Informação Geográfica. SPRING. Segmentação.

Fonte: Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro - CARTO

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Gilberto Pessanha Ribeiro,

geom - Programa de Pós-graduação em Computação, ênfase Geomática
carto - Departamento de Engenharia Cartográfica

www.eng.uerj.br/noticias/1254085333-Defesa+de+Dissertacao+de+Mestrado+Analise+Multitemporal+do+Crescimento+Urbano+Com+Suporte+de+Imagens+Historicas+e+Sig+Estudo+de+Caso+de+Macae++RJ

Em 19/10/09 13:03 Nilceia disse:

Me interessei pela sua pesquisa, pois estou elaborando meu TCC de Especialização em Geoprocessameno no Senac justamente analisando a dinamica urbana entre 1958 e 2008 em na Zona Noroest do município de SP. Para isso penso em usar algumas fotos aéreas, Ikonos, Cbers e Landsat, no Spring. Gostaria de saber como posso ter acesso a sua dissertação? Grata.

Em 27/09/09 22:10 Weber Figueiredo da Silva disse:

Se tivesse havido planejamento urbano consequente em anos anteriores não teríamos, hoje, o caos na ocupação desordenada do solo e seus prejuízos à sociedade. Parabéns pelo potencial do tema da dissertação. Weber Silva