Fundação Lançará Edital Para Apoiar Infraestrutura de Universidades Estaduais

Criada em 22/08/2009 14:21 por mmc | Marcadores: edital fen imp

Um edital voltado exclusivamente para implantação, modernização e recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas três universidades estaduais  – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) – será lançado pela FAPERJ nos próximos dois meses. O anúncio foi feito na manhã de quarta-feira, 19 de agosto, na sala de reuniões da Fundação, em encontro que contou com a presença de membros da diretoria da Fundação, reitores e outros representantes das universidades. Ao todo, o edital deverá disponibilizar recursos da ordem de R$ 15 milhões para apoiar subprojetos de até R$ 2,5 milhões, a serem pagos em duas parcelas: a primeira em 2010 e a segunda em 2011.              

O presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, iniciou a reunião dizendo que, pela relevância do anúncio a ser feito, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, estaria presente, mas foi impossibilitado por um compromisso inesperado. Marques agradeceu a presença de todos e disse que, desde 2007, a Fundação vem trabalhando no sentido de possibilitar a recuperação da infraestrutura para pesquisa em todas as instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, em todas as áreas do conhecimento. “Esse é um compromisso assumido com as instituições. Temos que recuperar a nossa infraestrutura para pesquisa de forma a aumentar a participação do Estado do Rio de Janeiro na produção científica nacional. Se hoje ela é de cerca de 20%, estamos trabalhando para que, em um futuro próximo, possamos romper essa barreira e nos aproximar do índice de 30%”, relatou.

Ruy Marques continuou falando sobre o importante apoio que o Governo Federal vem dando às Instituições Federais de Ensino e Pesquisa. “Vimos presenciando um aporte significativo de recursos para as instituições federais, o que, certamente, deve ser aplaudido por todos. Assim, no âmbito estadual, cabe à FAPERJ propiciar o aporte de recursos financeiros para que o mesmo ocorra com as universidades estaduais. Claro que a recuperação da infraestrutura não se dá rapidamente, mas temos que possibilitar, num curto espaço de tempo, o engrandecimento de nossas universidades estaduais.” E acrescentou: “Nossas universidades estaduais não contam com nenhum programa de pós-graduação stricto sensu avaliado com conceito 7 na Capes, 14,67% dos qualificados com conceito 5 e com 9,38% com conceito 6, dentre todos os programas sediados no Estado. Temos que dar condições para que este quadro se reverta em futuro próximo.”

Finalizando, Marques adiantou que, até o final do ano, a Fundação deverá lançar mais dois editais inéditos: o primeiro, voltado a apoiar a graduação em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado, e o segundo, voltado para a reestruturação e manutenção das bibliotecas sediadas nessas instituições. “Além disso, no início de setembro será lançado o edital Equipamento Solidário, parte do acordo recentemente firmado entre a Capes e a FAPERJ, com o intuito de apoiar os cursos de pós-graduação fluminenses”.

Todos os reitores e representantes de instituições estaduais foram unânimes em aplaudir as iniciativas. Presente no encontro, a vice-reitora da Uerj, Maria Christina Paixão Maioli, chamou a atenção para a dificuldade que as universidades estaduais têm em conseguir recursos para infraestrutura e financiamento de projetos ainda em fase inicial. “No plano nacional, temos bastante dificuldade de conseguirmos verbas, pois competimos com universidades federais”, explicou Christina.

Já o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Almy Junior Cordeiro de Carvalho, destacou a importância do edital de apoio à infraestrutura e do programa de apoio à graduação para solucionar o problema de falta de espaço físico da universidade. “Como nossa instituição ocupa edifícios de concreto armado, como os Cieps, nosso maior problema é a falta de espaço físico na universidade”, afirmou o reitor da Uenf. “No caso do edital de apoio à graduação, poderíamos utilizá-lo para a construção de laboratórios de ensino de ciências e, com isto, desafogar os espaços estritos de pesquisa da universidade, além de contribuir para a capacitação de professores de ciências para o ensino básico”, sugeriu.

A importância do edital de apoio à infraestrutura para o crescimento do espaço físico da universidade também foi lembrada pelo reitor da Uezo, Roberto Soares de Moura. Ele aproveitou para ratificar a necessidade de se investir na graduação nas universidades. “A maior parte dos investimentos tem sido feita na formação de profissionais pós-graduados. Temos esquecido de investir na graduação nas universidades. Precisamos revigorar estes cursos e, com isso, formar bons profissionais”, afirmou Soares de Moura.

O edital de apoio à infraestrutura das universidades do estado do Rio de Janeiro foi inspirada na chamada CT-Infra da Finep. Para Ruy Marques, o objetivo é que o novo edital sirva para beneficiar o maior número de alunos e de profissionais nas instituições estaduais. “Um dos objetivos é investirmos na interiorização de nossas instituições, procurando levar o conhecimento a um maior número de beneficiários, tanto dentro quanto fora das instituições", concluiu Marques.

Também participaram do encontro diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva; o diretor de Tecnologia, Rex Nazaré Alves; o chefe de gabinete da presidência, Roberto Dória; o assessor da presidência, Egberto Gaspar de Moura; a sub-reitora de graduação e pesquisa da Uerj, Mônica Heilbron; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Uenf, Edson Correa da Silva; o secretário geral da Uenf, Antonio Teixeira do Amaral Júnior; e o pesquisador e chefe do Laboratório de Ciências Físicas da Uenf, Helion Vargas Teixeira.

Fonte: FAPERJ



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1250961683-Fundacao+Lancara+Edital+Para+Apoiar+Infraestrutura+de+Universidades+Estaduais





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 28/08/09 10:28 Felipe Ramos disse:

Acredito que este assunto é de grande valia para fomento de pesquisas, devido as universidads estaduais se encontrarem em extremo abandono em relação ao tema discutido, o que por sua vez, propicia uma eterna descrença e desmotivação, por parte dos estudantes, em fazer parte intensivamente do corpo universitário.

Em 25/08/09 16:25 Prof Vasconcellos disse:

Sem comentários. Informação fundamental.