Palestra no Int Sobre Trem de Levitação Magnética, Maglev

Criada em 19/08/2009 11:24 por mmc | Marcadores: acade evento fen

Propulsionado por forças magnéticas ativadas através de supercondutores, o trem de levitação MagLev terá seu primeiro protótipo funcionando em março de 2010, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus do Fundão. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto, pode assistir a palestra do ciclo "Terças Tecnológicas", no Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), no próximo dia 25 de agosto, às 14h30min.

Apresentam o tema o engenheiro Eduardo David, gerente executivo do projeto MAGLEV do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe/UFRJ e o chefe da área de desenho industrial do INT, Álvaro Guimarães, responsável pelo design e o protótipo final da carroceria. O projeto do MAGLEV é coordenado pelo professor Richard Magdalena Stephan.

Prevê-se a implantação em um percurso de 130 metros ligando o antigo e o novo prédio da Coppe/UFRJ, no campus do Fundão. Com quatro módulos autopropulsores, o veículo terá capacidade total para 28 pessoas e flutuará inicialmente a uma velocidade máxima de 30 km/h. A carroceria do protótipo será desenvolvida pelas laboratórios de Ergonomia e de Prototipagem Rápida do INT.

O designer Álvaro Guimarães explica que a carroceria desta versão piloto será feita em compósito de fibra de vidro e resina de poliéster. Na fase seguinte o trajeto será ampliado para 4 quilômetros, dentro da UFRJ. Caso seja confirmada a intenção do Governo do Estado do Rio de Janeiro, após esses testes, será construída uma via expressa utilizando a tecnologia ligando os aeroportos Antonio Carlos Jobim e Santos Dumont, onde o MagLev Cobra poderá trafegar até 70 km/h. Além da vantagem de não poluir o ambiente, o veículo poderá aproveitar trajetos de vias férreas e metrô já estabelecidos, utilizando o espaço entre trilhos.

O ciclo "Terças Tecnológicas"  é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos inovadores como o do MagLev Cobra. A entrada é gratuita, com inscrições prévias na página www.int.gov.br


Terças Tecnológicas
Tema: MagLev Cobra: o novo veículo de levitação magnética
Palestrantes: Eduardo David (engenheiro do Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe/UFRJ).
Álvaro Guimarães  (chefe da Divisão de Desenho Industrial do INT - coordenador do projeto de design do MagLev Cobra)

Data: 25 de agosto
Horário: 14h30min às 16h30min
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)

Realização: Divisão de Comunicação do INT  (21) 2123 / 1277 / 1278 / 1295

Fonte: Coppe/UFRJ


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


acade - Coordenação Acadêmica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1250691888-Palestra+no+Int+Sobre+Trem+de+Levitacao+Magnetica+Maglev





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 19/08/09 12:05 Weber Figueiredo da Silva disse:

A dependência econômica e os problemas (ditos) sociais diminuirão muito quando a pesquisa cientítica e tecnológica resultar em produtos ou serviços que sejam imediatamente úteis à sociedade brasileira. O projeto do MagLev, desenvolvido por Richard Stephan e equipe, é um bom exemplo de economia nacional.