Brasil e Portugal Lançam Edital Para Intercâmbio de Estudantes de Engenharia

Criada em 04/08/2009 17:44 por mmc | Marcadores: acade estag fen

O objetivo do programa é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa, em estágios de doutorado-sanduíche. Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da FEUP. Para cada proposta selecionada, o grupo brasileiro será beneficiado com até três bolsas, pelo CNPq, enquanto o grupo português será beneficiado com a mesma cota, pela FEUP. “O que buscamos é o intercâmbio entre grupos de pesquisa, em que os pesquisadores elaborarão um projeto conjunto entre os dois países para concorrer às bolsas”, afirmou o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago.

O proponente da proposta ao CNPq deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente (exceto português), residente no Brasil, ter vínculo formal/empregatício/funcional com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos doutorandos candidatos, e ser o líder do Grupo de Pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. As bolsas poderão ter vigência de seis a doze meses, a ser definida pelo proponente.

As propostas devem ser elaboradas em conjunto com o líder do grupo português, com anuência formal da FEUP para a parceria. Deverão ser encaminhadas ao CNPq sob a forma de projeto, com o preenchimento do Formulário de Propostas on-line , disponível na Plataforma Carlos Chagas, na página da Agência.

O processo de inscrição segue aberto até 16 de outubro próximo e o resultado será divulgado em dezembro, com o início de vigência das bolsas em fevereiro de 2010. Os benefícios concedidos pelo CNPq aos bolsistas brasileiros em Portugal constam de mensalidades, auxílio-instalação (para candidatos que ainda não se encontrem no exterior na data de concessão da bolsa), passagem aérea de ida e volta para o bolsista e primeiro dependente e seguro-saúde, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.

As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia - Engenharia Biomédica - Engenharia Civil - Engenharia e Gestão de Transportes - Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Engenharia Industrial e Gestão – Engenharia Informática – Engenharia Mecânica – Engenharia Química e Biológica – Engenharia do Ambiente – Engenharia Metalúrgica e Materiais – Engenharia de Georecursos – Engenharia Física.

Veja o edital completo em:
www.cnpq.br/editais/ct/2009/feup.htm

Fonte: SR-2


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


acade - Coordenação Acadêmica


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1249418665-Brasil+e+Portugal+Lancam+Edital+Para+Intercambio+de+Estudantes+de+Engenharia





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.